COLUNA DE DOMINGO: multidão vai à Esplanada dos Ministérios em apoio ao presidente Jair Bolsonaro

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


TOME NOTA


Horrores linguísticos

+ Causam horror erros gramaticais, principalmente no uso de crase e o exagero e uso inadequado do "que", em textos oficiais. Fica pesado e vulgar. Acho antipático e arrogante ficar corrigindo publicamente, sequer em privado. Mas é broxante.

Há uma mistura louca da função do "que", como pronome adjetivo, pronome relativo, pronome interrogativo, preposição, advérbio de modo, advérbio de intensidade, partícula expletiva, interjeição, partícula iterativa, conjunção coordenativa, conjunção subordinativa.

Viram? É muita função. Fiquemos nas mais simples e usuais, apenas. Resumamos à função substantiva, adjetiva, interrogativa e relativa. Ninguém fica guardando tudo isso na cabeça para usar. Mas não podemos ser primários em excesso.

Falo mais, em verdade vos digo, é no uso indiscriminado e como recurso comodista de redação , por pura preguiça de encontrar uma ligação melhor para os textos.

Por vezes, também cometo este pecado, não duvidem. Mas me policio bastante.


Blumenau bem na fita

+ Município de Blumenau possui menor taxa de letalidade de Covid-19 do país.

A cidade catarinense ocupa também posição de destaque entre os municípios com menor taxa de mortalidade


Camacho, enfim

+ Finalmente, governador anuncia R$ 10 milhões para desassoreamento da Barra do Camacho, em Jaguaruna, no sul do Estado. Coisa tão simples, relativamente barata e tão demorada. Vital para o povo daquela região, principalmente pescadores artesanais.


Presos amotinados queriam direitos que já têm

+ 'Pediam direitos que já têm', diz juíza da Vara de Execuções Penais sobre motim na Penitenciária Sul, em Criciúma. Para a mãe de um dos detentos, no entanto, os “meninos” fizeram a rebelião com reféns para “pedir socorro”. Coitadinhos...


Nova onde catastrófica: isto acaba quando?

+ Fiocruz diz que “nova onda” da Covid pode ser catastrófica. Isso não acabará nunca, enquanto a narrativa servir a alguns propósitos. Enfim, então, não era apenas “achatar a curva” e “ficar em casa”.


200 milhões de doses

+ Falando nisso, Brasil assina contrato para fornecimento de mais 100 milhões de doses da Pfizer. Até o fim do ano, deverão ser 200 milhões de doses até o final do ano.


O ato de Brasília

+ Acho que a oposição não esperava uma dessa e nem a imprensa esquerdista: o ato em favor de Bolsonaro em Brasília foi um chute no saco deles. Aí o discurso do presidente, diz a imprensa, foi “recheado de ofensas” e críticas a governadores. Sei. Críticas e ofensas contra o presidente são “manifestações e expressões da democracia”. Quando ele responde no mesmo tom – e todos sabemos, é especialista nisso – é “agressão”. Vão tomar...


Falta de ambulâncias

+ SOS: Sindicato denuncia falta de ambulâncias do Samu em SC.

Entidade sindical distribuiu comunicado na manhã deste sábado, alegando que por falta de pagamento oficinas se negam a fazer a manutenção mecânica das ambulâncias. Informação de João Carlos Messer, do ND+.


Covarde

+ Delegado do caso de Saudades afirma que o assassino queria matar antigos colegas de escola, por raiva antiga e acumulada. Mas, como não possuía e nem conseguia arma de fogo e temia a reação das vítimas em ataque com faca, decidiu por atacar crianças indefesas. Vejam que, estivesse ele armado com arma de fogo, seu ataque seria noutro local e com outras características de violência. O que ele não queria era submeter-se a capacidade provável de reação das vítimas. Covarde além de tudo. Como todo bandido nato. Teoria de Lombroso, quem sabe.


Rodrigo Maia expulso democraticamente

+ Imaginem agora que o DEM resolveu expulsar Rodrigo Maia, até há pouco o todo-poderoso presidente da Câmara. A razão é simplória: ele criticou ACM Neto. E o nome completo do partido é “Democratas”. Imaginem se não fosse. Mas, como disse um amigo de Facebook: “Democraticamente expulso”.


Rebelião: uma falha

+ Informação da polícia: rebelião na Penitenciária Sul, em Criciúma, deu-se por falha no fechamento de uma porta interna, entre as alas. Vê-se como esses cuidados são importantes na administração. Um detalhe que parece pequeno, mas que permitiu tudo.


Sobre rebelião, a falha motivadora

+ Sobre o motim, ou rebelião, o jornalista André Roldão, de Criciúma, publicou uma nota interessante: "O caso de ontem na Penitenciária Sul teve apenas uma razão: o relapso de um agente prisional inexperiente. E quando falo inexperiente é porque passou no concurso em provas escritas e foi "jogado" no sistema ano passado. A desculpa foi a pandemia. Os anteriores tiveram três meses em treinamento antes de assumirem seus cargos. O treinamento constou de trabalhos diários no sistema, em várias unidades, acompanhando o dia-a-dia de agentes e sendo monitorados. Não é só usar chaves e apertar botões, é entender comportamentos, linguagens, e até mesmo o silêncio anormal nas celas.

Entenda, os presos testam o sistema constantemente, sabem quais agentes são mais duros, quais são experientes e quais basta ter paciência que deixarão um furo. Ontem, uma porta mal fechada e um grupo de uma cela aproveitou.

É impossível sair da Penitenciária. São duas cercas e dois muros. Além da polícia pronta pra atirar. Também sabem que refém não é moeda de troca. Aqueles amotinados, especificamente, perderam status no crime e queriam apenas mostrar serviço. Tanto que não houve nenhuma reação dos demais".


Portos crescendo

+ As instalações portuárias brasileiras (portos públicos e portos privados) movimentaram 278,6 milhões de toneladas de cargas no primeiro trimestre de 2021, o que representou crescimento de 10,5% em comparação com igual período do ano passado, quando foram operados 252,2 milhões de toneladas.


Ministro veio; e daí?

+ Ministro do Turismo esteve por aqui. Visitou as obras de engordamento da faixa de areia da Praia Central e as instalações do Centro de Eventos. Com ele, o ministro da Pesca. Vi muita louvação. E só. Não encontrei informações de verbas e serviços solicitados. Fiquei com medo que “inaugurassem” novamente o Centro de Eventos. Pela enésima vez.


Leilão de carros apreendidos

+ A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina promove no próximo dia 20 de maio (quinta), o primeiro leilão de veículos e sucatas de 2021. Serão 684 lotes colocados para arrematação, todos localizados em pátios na Grande Florianópolis, sendo 357 deles documentados (que poderão voltar a circular normalmente), e 327 sucatas (destinadas ao desmonte de peças).


Voto impresso

+ Do Diário do Poder: “O Brasil perdeu há muito tempo o direito ao ufanismo pela criação da urna eletrônica, em 1996. Além de usar equipamentos anacrônicos, de 1ª geração, o Brasil é o único País do mundo a não adotar o voto impresso, entre os que têm sistema eletrônico de votação. Hoje, três dezenas de países adotaram diversas versões de urna eletrônica, todas com voto impresso. Enquanto isso, a urna brasileira perde espaço. O Equador, que a utilizou em 2004, optou pelas urnas de segunda e terceira gerações”.


Luciano estragando o domingo

+ Luciano Huck decidiu da festiva candidatura à presidência para ficar na Globo. Vai substituir o Faustão nos domingos. Escapou de um vexame em 2022. Como disse um internauta espirituoso: “Melhor estragar o nosso domingo do que o Brasil”.


Aglomeração chique é outro nível

+ Pegaram uma aglomeração artística no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Quantos lacradores estariam lá? Se forem identificados, farão o que é habitual: pedirão desculpas e fica o dito pelo não dito. A CPI não os pegará.


Peninha não irá à reeleição e indica substituto

Lideranças emedebistas de 46 municípios se reuniram em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, para tratar sobre as eleições do ano que vem. Além de 26 prefeitos e vice-prefeitos, participaram do encontro, neste sábado (15), ex-prefeitos e presidentes municipais do partido.

Por unanimidade, o jornalista Rafael Pezenti foi escolhido para suceder o deputado federal Rogério Peninha Mendonça na disputa de 2022. Jerry Comper, hoje deputado estadual, disputará a reeleição para a Assembleia Legislativa. Rafael Pezenti é chefe da gabinete de Peninha em Brasília, onde está há 14 anos.



CORONAVÍRUS EM SC

O Governo de Santa Catarina informou que há 926.993 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 892.054 estão recuperados e 20.536 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado neste sábado, 15. O novo coronavírus causou 14.403 mortes no estado até esta data. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,55%.

Em relação à última atualização diária, houve mais 52 óbitos registrados. Registrou-se um crescimento de 2.391 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados aumentou 2.383. Registrou-se uma diminuição de 44 no número de casos ativos.

Dos 1.533 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.447 ocupados, sendo 955 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 94,4%.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Neste sábado (15), Balneário Camboriú vacinou 211 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, o município já vacinou 30.686 pessoas com a primeira dose, destes, 5.364 são profissionais da saúde, 23.209 são idosos com 60 anos ou mais, 310 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas e 1.803 pessoas da nova fase prioritária que envolve pessoas com síndrome de Down, transplantados, gestantes, deficientes e pessoas com comorbidade.

Foram aplicadas 19.111 unidades das segundas doses.

Acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049. Este número também está disponível para tirar dúvidas.


Vacinação

A vacinação continua na segunda-feira (17), das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira. Nas demais unidades das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.


A vacinação ocorre em pessoas com 53 anos ou mais que tenham as seguintes comorbidades: Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e pessoas com deficiência, sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC).


As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.


A vacina também será aplicada em pessoas acima de 18 anos com síndrome de Down, transplantados, gestantes e puérperas com comorbidades, portadores de fibrose cística e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pacientes renais crônicos em hemodiálise serão vacinados na Pró-Rim. As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.


Continua a vacinação em Balneário Camboriú da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais, além de profissionais de saúde com mais de 40 anos, nos mesmos locais e horários. Estes precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência para se vacinar. Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Neste sábado, dia 15, até às 17h, o município oficializou 17 novos casos positivos de Covid-19. Dos 9.344 pacientes positivos, 9.055 já receberam alta e 142 faleceram. No momento 147 pacientes encontram-se em tratamento e 140 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 5. Internados em leitos de Enfermaria – 2. Internados HCC – 4 pacientes (2 de Porto Belo – 1 de Bombinhas – 1 de Criciúma) As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC). Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.


MENSAGEM DO DIA

Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível.




FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Entrega do Oscar

No dia 16 de maio de 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entregou pela primeira vez como prêmio uma estatueta banhada em ouro. Este prêmio ficou conhecido como Oscar. A cerimônia ocorreu no Hotel Roosevelt, Los Angeles, sob a presidência de Douglas Fairbanks.


1703 - O czar Pedro I põe a primeira pedra da cidade de San Petersburgo, às margens do rio Neva.

1727 - Morre Catarina I da Rússia, esposa de Pedro I, o Grande.

1811 - O futuro libertador do Chile e Peru, José de San Martín, é elevado ao posto de comandante, após a batalha de Albuera (Badajoz-Espanha), entre os exércitos espanhol e francês.

1920 - O Vaticano anunciou a canonização de Joana D´Arc, heroína francesa (chefe militar na Guerra dos Cem Anos), queimada viva pela Inquisição, em 1431.

1929 – “Wings” [Asas] foi considerado o melhor filme do ano na primeira festa de premiação da Academia de Cinema, Artes e Ciências dos Estados Unidos. O mesmo troféu receberia o nome de “Oscar” dois anos depois.

1930 - O general Leónidas Trujillo é eleito presidente da República Dominicana.

1943 - Segunda Guerra Mundial: após quatro semanas de luta, as tropas alemãs conseguem vencer a resistência do gueto de Varsóvia.

1974 - A Índia anuncia que tem a bomba atômica.

1975 - Pela primeira vez, o Monte Everest foi escalado por uma mulher: a alpinista japonesa Junko Tabei, então com 35 anos.

1986 - O Conselho Superior das Forças Armadas Argentinas condena os comandantes militares Arturo Lami, Leopoldo Galtieri e Jorge Anaya, que tiveram responsabilidades durante a Guerra das Malvinas.

1986 - A OTAN aprova a produção de armas químicas pelos Estados Unidos.

1990 - Jim Henson, criador dos Muppets, morreu aos 53 anos, vítima de pneumonia.

1990 - Morre Sammy Davis Jr., cantor e ator norte-americano.










COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia do Gari

Dia do Faxineiro


SANTOS DO DIA




São Alexandre

São Ubaldo

São Honorato

São Simão


LogomarcaMin2cm.jpg