• Aderbal Machado

COLUNA DE DOMINGO: Itajaí regulamenta subsídio tarifário do novo transporte coletivo da cidade

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


TOME NOTA

+ Apresentado aos vereadores de Itajaí, projeto de regulamentação do subsídio tarifário para o novo transporte coletivo. A proposta foi elaborada pelo executivo e traz garantias legais para o lançamento e execução do edital de concessão do serviço público de transporte. Na próxima semana, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação se reúnem com os vereadores para apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas.

O regramento será estabelecido por lei e permitirá a implantação de um sistema com capacidade para atender todos os bairros da cidade com preços de passagens acessíveis e a garantia das isenções de tarifas previstas em lei: 100% para idosos e deficientes e 50% para estudantes. Bom se pudesse dar notícia igual em relação a Balneário Camboriú.


+ A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, é a próxima testemunha a ser ouvida pela CPI da Pademia. O depoimento está marcado para terça-feira (25), às 9h.

Mayra conseguiu no STF o direito de permanecer em silêncio se for questionada sobre fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, período que coincide com a crise de falta de oxigênio nas UTIs de Manaus.


+ Senado prestou homenagem à Polícia Militar, que completou 212 anos de criação. O aniversário da Polícia Militar, ocorrido no dia 13 de maio, marca a chegada da corte portuguesa ao Brasil, em 1809.


+ A Câmara de Balneário Camboriú aprovou, na sessão aprovou Projeto de Lei Ordinária de autoria do vereador Gelson Rodrigues, dispondo sobre a obrigatoriedade de acompanhamento de Guia de Turismo regional em excursões em Balneário Camboriú. De acordo com o texto, o guia de turismo Regional-Santa Catarina deverá estar devidamente cadastrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR), no Ministério do Turismo, além de estar em dia com as obrigações previstas na legislação.

+ Em Navegantes furtados aproximadamente 900 metros de cabos elétricos, no bairro Meia Praia. Com isso, uma parte da orla ficou sem iluminação apropriada durante a madrugada. No início da manhã de sábado (22), servidores da Secretaria de Obras já trabalhavam no local para substituir a fiação elétrica furtada e restabelecer o serviço.




+ O Projeto de Lei Ordinária 55/2021, do Poder Executivo, deu entrada na Câmara de Balneário Camboriú, autorizando a outorga onerosa de Concessão de Direito Real de Uso de área pública ao lado da Casa Linhares, no Bairro da Barra, mediante a realização de concorrência pública, para construção e gestão do Mercado Público da Barra. A proposição foi apresentada para conhecimento do plenário, em primeira discussão.


+ A Câmara de Vereadores de Camboriú recebeu, na quinta-feira, dia 20 de maio, representantes do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), para a apresentação do Programa Estuário Rio Camboriú 2030, que visa ações que venham unir forças para recuperar, revitalizar, restaurar, proteger o rio e a sua biodiversidade, através de monitoramento a longo prazo, gestão de dados, educação e comunicação ambiental, atendendo à demanda de crescimento das cidades de Camboriú e Balneário Camboriú.


+ Nunca a canalhice esteve tão em alta como agora, no episódio da CPI da Pandemia e suas intenções políticas e ideológicas tentadas a todo instante. Melhor: nunca mostrou a cara com tanta clareza. Canalhice ganhou materialidade, personificação.


+ Cogita-se, desde o início, ter sido o coronavírus produzido em laboratório. Ou seja, com intenção de produzir o que está produzindo no mundo. Não duvido nada. Nada MESMO.


+ Carteira de Trabalho Digital ultrapassa 344 milhões de acessos. Baixei o aplicativo. Acabei descobrindo contratos que eu nem mais lembrava, porque as empresas mudaram os nomes e o registro é pelos novos nomes.


+ Pautas como a aprovação das reformas estruturais parecem não estimular os parlamentares, mais empenhados na construção de narrativas que possam alimentar discursos durante a campanha eleitoral de 2022. Nesse sentido, a CPI da Covid tem se tornado o perfeito palco burlesco, publica a revista Oeste.

+ Nesta semana, a Polícia Civil realizou visitação em escolas para reflexões em prevenção à violência sexual e infantil. A iniciativa aconteceu em três escolas, duas na zona rural e uma na zona urbana, em Camboriú. Cerca de 100 crianças e adolescentes participaram da ação.

Houve a participação do psicólogo da Polícia Civil da região, Conselho Tutelar, Núcleo de Combate à Pedofilia e às Drogas e da artista plástica Miriam, que produz obras de artes tratando do tema da violência, tanto sexual quanto contra a mulher.


CORONAVÍRUS EM SC

O Governo do Estado relatou que há um total de 946.457 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, dos quais 908.989 estão recuperados e 22.679 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado neste sábado, 22. O novo coronavírus causou 14.789 óbitos no estado até esta data. A taxa de letalidade é de 1,56%.

Houve mais 47 óbitos registrados em comparação com o último boletim. A quantidade de casos confirmados subiu 2.751 e outras 2.057 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. São 647 casos ativos a mais.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 96%. Isso significa que, dos 1.523 leitos existentes no estado para adultos, 1.462 estão ocupados, sendo 956 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Neste sábado (22), Balneário Camboriú registrou 28 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.641 casos, sendo que 20.014 pessoas (96,9%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 293 pacientes, sendo 254 tratamentos em domicílio e 39 internados.

O município registrou uma morte por Covid-19 hoje no sistema da Vigilância Epidemiológica. Com isso, sobe para 334 o número de óbitos por Covid-19 em Balneário Camboriú.

- Óbito: Mulher de 62 anos, com comorbidades, no Hospital do Coração, no dia 22/05/2021.

INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID

UTI COVID: 30 pacientes (oito de Balneário Camboriú, três de Camboriú, dois de Itapema, seis de Bombinhas, seis de Itajaí, dois de Joinville, um de Penha e dois de Porto Belo)

Taxa de ocupação da UTI: 100%. Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30)

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04

Ocupação leitos não pactuados: 00

CLÍNICA COVID: 20 pacientes (doze de Balneário Camboriú, três de Camboriú, dois de Itajaí, dois de Navegantes e um de Balneário Piçarras)

PEDIATRIA: 00

Vacinação

Neste sábado (22), Balneário Camboriú vacinou 541 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, o município já vacinou 33.408 pessoas com a primeira dose, destes, 6.048 são profissionais da saúde, 23.545 são idosos com 60 anos ou mais, 368 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas e 3.447 pessoas da nova fase prioritária que envolve pessoas com síndrome de Down, transplantados, gestantes, deficientes e pessoas com comorbidade. Balneário Camboriú já aplicou 19.274 unidades das segundas doses.

Vacina na segunda, 24

Na segunda-feira (24), a vacinação contra Covid-19 em Balneário Camboriú ocorrerá, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira. Nas demais UBS ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Podem se vacinar pessoas de 45 anos ou mais em pessoas que tenham as seguintes comorbidades: Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática; e Pessoas com deficiência sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A vacina também será aplicada em pessoas acima de 18 anos com síndrome de Down, transplantados, portadores de fibrose cística e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pacientes renais crônicos em hemodiálise serão vacinados na Pró-Rim. Gestantes e puérperas com comorbidades, com idade acima de 18, devem se imunizar na UBS Central, para receber a vacina da CoronaVac ou Pfizer, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Continua a vacinação em Balneário Camboriú da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais, além de profissionais de saúde com mais de 30 anos, nos mesmos locais e horários. Estes precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência para se vacinar. Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Neste sábado, dia 22, até às 17h, 15 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.485 pacientes positivos, 9.131 já receberam alta e 142 faleceram. No momento 212 pacientes encontram-se em tratamento, destes 201 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 6

Internados em leitos de Enfermaria – 5

Internados HCC – 6 pacientes (2 de Camboriú – 1 de Porto Belo – 2 de Bombinhas – 1 de Balneário Camboriú)


MENSAGEM DO DIA

A Visita de Jesus


Era uma noite iluminada...

Um anjo apareceu a uma família muito rica e falou para a dona da casa:

- Estou te trazendo uma boa notícia: esta noite o Senhor Jesus virá visitar a tua casa!


Aquela senhora ficou entusiasmada. Jamais acreditara ser possível que esse milagre acontecesse em sua casa. Tratou de preparar uma excelente ceia para receber a Jesus. Encomendou frangos, assados, conservas, saladas e vinhos importados. De repente, tocou a campainha.


Era uma mulher com roupas miseráveis, com aspecto de quem já sofrera muito.

- Senhora - disse a pobre mulher - será que não teria algum serviço para mim? Tenho fome e tenho necessidade de trabalhar.

- Ora bolas - retrucou a dona da casa -, isso são horas de vir me incomodar? Volte outro dia. Agora estou muito atarefada com uma ceia para uma visita muito importante. A pobre mulher se foi.


Pouco mais tarde, um homem, sujo de graxa, veio bater-lhe à porta.

- Senhora, o meu caminhão quebrou bem aqui na esquina. Não teria a senhora, por acaso, um telefone para que eu pudesse me comunicar com um mecânico?


A senhora, como estava ocupadíssima em limpar as pratas, lavar os cristais e os pratos de porcelana, ficou muito irritada:

- Você pensa que minha casa é o que? Vá procurar um telefone público. Onde já se viu incomodar as pessoas dessa maneira? Por favor, cuide para não sujar a entrada da minha casa com esses pés imundos!


E a anfitriã continuou a preparar a ceia: abriu latas de caviar, colocou a champanhe na geladeira, escolheu na adega os melhores vinhos e preparou os coquetéis. Nesse meio tempo, alguém lá fora bate palmas.


- Será que agora está chegando Jesus? - pensou ela emocionada. E com o coração batendo acelerado, foi abrir a porta. Mas se decepcionou. Era um menino de rua, todo sujo e mal vestido.

- Senhora, estou com fome. Dê-me um pouco de comida!

- Como é que eu vou te dar comida, se nós ainda não ceamos? Volta amanhã, porque esta noite estou muito atarefada... Não posso te dar atenção...


Finalmente a ceia ficou pronta. Toda a família esperava, emocionada, o ilustre visitante. Entretanto, as horas iam passando e Jesus não aparecia. Cansados de tanto esperar, começaram a tomar aqueles coquetéis especiais que, pouco a pouco, já começaram a fazer efeito naqueles estômagos vazios, até que o sono fez com que se esquecessem dos frangos, assados e de todos os pratos saborosos. Na manhã seguinte, ao acordar, a senhora se viu, com grande espanto, na presença do anjo.


- Será que um anjo é capaz de mentir?, gritou ela. Eu preparei tudo esmeradamente, aguardei a noite inteira e Jesus não apareceu. Porque você fez isso comigo? Porque essa brincadeira?

- Não fui eu que menti. Foi você que não teve olhos pra enxergar, explicou o anjo. E concluiu:


- Jesus esteve aqui em sua casa por três vezes: na pessoa da mulher pobre, na pessoa do caminhoneiro e na pessoa do menino faminto, mas a senhora não foi capaz de reconhecê-lo e acolhê-lo em sua casa...


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Morre Rockfeller

Em 23 de maio de 1937, morre John D. Rockfeller. O multimilionário criou a maior companhia petrolífera americana, a Standard Oil Company. Ele era avesso à vida social e profundamente religioso. Rockfeller também ficou conhecido pela obra filantrópica da sua Fundação, uma das maiores do mundo.


1533 - O rei da Inglaterra Henrique VIII se divorciou de Catarina de Aragão e validou seu casamento secreto com Ana Bolena. O fato marcou o rompimento do monarca com a Igreja Católica Romana e a criação da Igreja Anglicana.

1734 - Nasce Franz Anton Mesmer, médico alemão, descobridor do magnetismo animal e do hipnotismo.

1822 - Começam as obras da primeira ferrovia do mundo, entre as cidades inglesas de Stockton e Darlington, de 40 quilômetros de extensão.

1930 - O dirigível alemão Graf Zeppelin faz sua primeira viagem ao Brasil.

1932 - Quatro estudantes são baleados e mortos em São Paulo durante uma manifestação contra o governo de Getúlio Vargas. As mortes de Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo resultaram na Revolução Constitucionalista semanas depois.

1933 - Nasce Joan Collins, atriz britânica.

1934 - O casal de bandidos Bonnie e Clyde foi encurralado e morto a tiros perto de Sailes, Louisiana, nos Estados Unidos. Ela tinha 23 anos e ele, 25.















1937 - O industrial e filantropo John Davison Rockefeller morreu aos 98 anos nos Estados Unidos. Ele chegou a largar sua empresa para se dedicar à caridade.

1942 - A Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos foi criada para proteger os países dos ataques do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) durante a Segunda Guerra Mundial.

1945 - Um comício do PC do B levou 100 mil pessoas ao estádio do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, com a presença de Luís Carlos Prestes.

1945 - O chefe da SS, Heinrich Himmler, se matou um dia depois de ser preso pelos ingleses.

1949 - As duas Alemanhas – Ocidental (capitalista) e Oriental (comunista) – foram criadas e receberam ajuda financeira dos Estados Unidos e da União Soviética.

1960 - Agentes israelenses prenderam na Argentina o nazista Adolf Eichmann, o criador da “solução final”, que apontava o extermínio como meio de por fim ao “problema dos judeus na Alemanha”. Ele foi condenado à morte e enforcado em 1962.

1962 - O filme brasileiro “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.











COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia de Pentecostes

Dia da Tartaruga

Dia da Juventude Constitucionalista


SANTOS DO DIA

S. JOÃO BATISTA DE ROSSI, SACERDOTE ROMANO

De origem alexandrina, João Batista foi ordenado sacerdote em Roma, em 1721, onde fundou a Pia União de Sacerdotes Seculares. Na Cidade Eterna, ficou famoso como confessor: as pessoas competiam para tê-lo como diretor espiritual. Faleceu em 1764, acometido por uma grave epilepsia.

LogomarcaMin2cm.jpg