COLUNA DE DOMINGO: Dia de Almirante, Mergulhando de Mochila e os nativos eleitos


Hoje, 13 de dezembro, é Dia do Marinheiro, em homenagem ao Almirante Tamandaré, patrono da Marinha, nascido neste dia em 1807 na cidade de Rio Grande (RS). Chamava-se Joaquim Marques Lisboa. (foto)



O TEMPO

Tempo neste domingo em Balneário Camboriú: sol e aumento de nuvens pela manhã. Previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura pode chegar a 32 graus.


AS COISAS

Brasil registra 181 mil óbitos e 6,88 milhões de casos de covid-19.

Atualização do Ministério da Saúde informa que há 729.298 pacientes em acompanhamento. Outras 5.969.706 pessoas se recuperaram da doença.


Abstenção na eleição (2020) cresce 124% entre eleitores de 18 anos.

Números são relativos ao 1º turno; ausências aumentaram 78% dos 65 aos 69 anos.


Pandemia acelera vagas de tecnologia e saúde e elimina de gerentes.

Entre ocupações com mais cortes estão aquelas em que automação e inteligência artificial substituem o homem.


Oito vereadores eleitos na cidade são nativos de Balneário Camboriú: Teco, Arlindo Cruz, Elizeu Pereira, Juliana Pavan, Marquinho, Medeirinho, Patrick Machado e Victor Forte.


Destaque exótico: insistem nas notícias, como se escandaloso fosse, da cobrança de "dízimo" dos partidos sobre as remunerações de quem ocupar cargos comissionados. O PT fez isso a vida inteira. Outros partidos também. Qual o escândalo? É só não aceitar pagar.

Em SC, ocupação de leitos de UTI para Covid já está em 94,4%.

Enquanto isso, ocupação de leitos de UTI para Covid, em Balneário Camboriú, se mantém alto nesta fase, mas é preciso constar: mais da metade é de outros municípios da região. (foto)

Aberto parcialmente ao tráfego, o Elevado da Quarta Avenida completa um ciclo interessante na cidade: o das muitas experiências visando eliminar os gargalos do trânsito, principalmente o da entrada principal da cidade, dor de cabeça de anos e anos. Ajudará a dar fluxo também na Quarta Avenida. (foto)

O que é ilegal e impeditivo de se fazer hoje, em função da pandemia: qualquer coisa e tudo. Depende do humor de quem tem autoridade para reprimir. Se é razoável ou não, pouco interessa. É sumário e sem apelação. Por isso a reação popular se amplia. Não é contra o vírus, apenas.


Alinhamento raro de planetas poderá ser visto em SC. Também conhecido como "Estrela de Natal", alinhamento de Júpiter e Saturno poderá ser visto de 16 a 21 de dezembro, em horizontes abertos.


Nas mídias sociais acontece: a liberdade é além de meramente relativa - ela inexiste. Porque os provedores censuram na cara dura. Só sai o que eles concordam ou querem. Ou cassam, bloqueiam ou reduzem acessos do jeito que bem entendem. Ditadura plena.

Ainda guardo comigo o recibo dos créditos que comprei, em 2015, para o estacionamento rotativo. Continuo com o crédito, na desesperança da não receber nunca. Fui enganado. Dirão, com razão: só tu, cristão? (foto)

Não se iludam os sulinos: o fechamento da Usina Jorge Lacerda só não acontecerá por um milagre ou um fato novo muito forte. Apelos políticos e do trade econômico da região resolverão nadica de nada.


Só espero que, passada a eleição e conhecido o seu resultado, tudo o que se disse que se iria fazer para mudar ou melhorar a vida das pessoas seja mesmo feito e não se guarde no caderninho para repetir tudo na próxima eleição e mentir de novo.


Política tem uns meneios incompreensíveis para o comum dos mortais eleitores: a candidatura de Artur Lira à presidência da Câmara tem respaldo de Bolsonaro e PT. Dá um nó na cabeça do cidadão. Vai ganhar. Parece estar sem adversário à altura.

Paulo Milton, ex-gerente do Bamerindus e ex-diretor administrativo da Emasa, ex-secretário de Administração de Balneário Camboriú, nativo, aventureiro em tempo integral, meu amigo e ex-chefe na Emasa, lança seu livro “Mergulhando de Mochila”, resultado de anotações e vivências em suas viagens pelo mundo.













(Paulo Milton, sem mochila, e eu num café descompromissado pra falar de quase tudo e de nada, um dia qualquer. Ele convidou e ele pagou)

ENTREATOS FINALMENTIZADOS:

Sobre a força política de SC, lembrar é bom: a BR-285, desde que eu era guri, era falada. Só agora, perto de 70 anos depois, está sendo concluída. O trecho catarinense da 101 foi o último a ser aberto, o último a ser pavimentado e o último a ser duplicado. Somos baba ovos fracos.



MENSAGEM DO DIA


O que fizemos de nós


Lembra quando todos eram mais felizes, sorriam por qualquer motivo e as coisas mais importantes eram ver o riso de uma criança, o pôr-do-sol, um grande amor e a paz de um domingo? Que será que fizemos para apagar o riso, porque será que as cores ficaram mais pálidas?


O que fizemos contra nós mesmos para esquecermos de caminhar na chuva e espiar ninhos de passarinhos? Morreu a fantasia, morreu a criança que vivia dentro de nós?


Deixamos tudo isso acontecer e nem nos apercebemos. Gastamos nosso tempo na televisão, no telefone, na Internet e deixamos para trás a nossa alma, as horas de papo com os amigos, o passeio de mãos dadas e o cafezinho no boteco...


Queria te convidar a sonhar. Não, não é para mais um sonho do que se vai comprar, adquirir e se entupir. Sonhar infantilmente, por nos olhos a candura pueril, os lábios quase falando a ânsia da alegria, navegar na fantasia!


Vá correr sem medo e, em todo o desapego, igual correr na estrada com poeira sem pensar na sujeira, brincar com o sentimento, ser novamente num momento apenas garoto, maroto, arteiro e eterno.


Pois não há inverno para quem corre no sol, não há inferno para quem tem nos olhos o brilho de um farol. Nunca haverá paz em qualquer rincão do universo se dentro de nós, frutos da criação, ela não habitar antes.

LogomarcaMin2cm.jpg