• Aderbal Machado

COLUNA DE DOMINGO: Anunciada viabilidade de implantação do Terminal Gás Sul na Baía da Babitonga

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



O governo do Estado anunciou a viabilidade da implantação do Terminal Gás Sul (TGS) de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL), na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul. Foi emitida a Licença Ambiental de Instalação, junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA). A etapa habilita a New Fortress Energy (NFE) para a chamada pública.


No empreendimento, serão investidos cerca de US$ 77 milhões e gerados mais de 600 empregos durante sua implantação.


O terminal, um navio que vai ser atracado a 300 metros da costa, terá a capacidade de 15 milhões de m³/dia. A conexão com a terra será feita por um gasoduto submarino. Outra novidade é que a disponibilidade poderá viabilizar o desenvolvimento de projetos de usinas termelétricas a gás natural.


Para o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon, um empreendimento desta natureza em Santa Catarina, não somente contribui diretamente com as diretrizes dadas pelo Governo Federal, mas acelera e traz para mais próximo da realidade os benefícios para o povo catarinense.


Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul consomem cerca de cinco milhões de metros cúbicos de gás por dia, destinados ao mercado industrial e automotivo. A única fonte de fornecimento para o Estado se concentra no gasoduto Bolívia-Brasil que, também já atingiu o limite de sua capacidade. Com este novo terminal, haverá aumento na oferta de gás natural para a região Sul do Brasil.


A indústria é o maior consumidor de gás em Santa Catarina. E, durante a pandemia, neste setor, houve um aumento no consumo de 27% no Estado, na comparação com o período anterior.


Os benefícios

Além de geração de renda, incremento das atividades da indústria, comércio e serviços, aumento da receita tributária e fortalecimento da economia local, estadual e nacional, o terminal trará outros benefícios, como a conexão do mercado brasileiro de gás ao global.


De acordo com a secretária executiva de Assuntos Internacionais (SAI), Daniella Abreu, este é um investimento internacional muito importante para o Estado e um projeto estruturante para o desenvolvimento de Santa Catarina, que deixa de ser consumidora de gás para se tornar fornecedora, fortalecendo a sua matriz energética.


Ao entrar em operação, o abastecimento do terminal será feito por navios tanques de GNL, que virão dos Estados Unidos, da Costa Oeste da África ou do Oriente Médio.


Cronologia da implantação

Após todas as tratativas para a instalação do Terminal de GNL iniciadas pela Invest SC, por meio da SDE, a SCPar entrou na ação em 2019. Desde então, todos os órgãos necessários e relevantes para este processo tem se empenhado conjuntamente.


Em março de 2019, o Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA) concedeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) para implantação do empreendimento.


Em setembro de 2020, a PGE emitiu parecer indicando que o IMA apresentasse documentos que comprovassem a utilidade pública do empreendimento. O órgão demonstrou que o serviço prestado pelo terminal irá beneficiar todos os catarinenses.


No mesmo mês o governo do Estado reuniu representantes de diversas secretarias, como SCGás e SCPar, para os alinhamentos do projeto de instalação do terminal. Um grupo formado com técnicos e representantes de todas as pastas e órgãos envolvidos, além de especialistas no setor de energia e gás, foi formado para acompanhar o processo final de licença junto ao IMA.


O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) aprovou a Licença Ambiental de Instalação (LAI) de instalação do Terminal Gás Sul, que dá o start no investimento milionário.


TOME NOTA


+ Cravo sem medo: pra mim, pessoa que sai do serviço a uma empresa ou autoridade, por espontânea vontade ou demitido, e fica revelando segredos que conheceu lá e buscando envolvimentos comprometedores ou até criticando condutas da época, é mesquinho, traidor, inconfiável. Não serve pra nada. Tem que se ferrar mesmo.


+ Em audiência pública promovida pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados, trabalhadores dos Correios afirmaram que a desestatização do serviço postal, prevista em projeto de lei do governo (PL 591/21), pode prejudicar o atendimento de municípios em áreas remotas e não garante tarifas baixas. Bom lembrar: diziam a mesma coisa na época da privatização da telefonia. Só relembrar o que era e o que é.


+ A partir de terça-feira (1º), a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) vai oferecer uma atividade para quem gosta de lidar com a terra. Pessoas com 60 anos ou mais vão aprender a plantar verduras, legumes, chás e temperos com o Projeto Horta. Para participar, é preciso se inscrever pelo fone (47) 3267-7054 ou na própria secretaria (Rua 1822, nº 614, no Centro de Balneário Camboriú). Serão 12 vagas.


+ Uma nova Lei estadual limita a 90 dias o prazo para que clientes retirem produtos deixados em assistência técnica. Extrapolado o prazo, a prestadora de serviço dará o destino mais adequado ao bem móvel.


+ Desde este sábado (29) até quarta-feira (02), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, haverá interdição parcial na Avenida Alvin Bauer, nº 553, para circulação e estacionamento de caminhão devido a carga e descarga de materiais de empreendimento localizado nesse endereço.


+ O Sistema Municipal de Empregos de Balneário Camboriú (SIME) divulga 111 vagas de emprego cadastradas. No total, 26 vagas são femininas, 50 masculinas, 30 gerais e 5 para Pessoas com Deficiência (PcD). Para iniciantes, há vagas de costureira, promotor de vendas externas, vendedor, manicure/depilação, estagiária, camareira, fonoaudióloga, pedreiro e auxiliar de expedição, além de vagas em mercados do ramo atacadista para PcD. O SIME funciona na Rua Itália, nº 1059 – Bairro das Nações.


+ De 26 de abril a 26 de maio, a Guarda Municipal fez cumprir 30 mandados de prisão. As conduções são parte das mais de 2.800 ocorrências atendidas durante o período, que recuperaram ainda nove veículos com registro de roubo e furto, além de 95 conduções para a delegacia. O alto número de ocorrências é consequência de operações constantes, como a Se Cuida BC, a Estagnação e a Saturação. Esta última ocorre duas vezes por dia, em bairros diferentes. Em um mês foram realizadas 65 operações. A Guarda Municipal atua com 147 homens, nas operações.


CORONAVÍRUS NO MUNDO

CORONAVÍRUS EM SC











CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

























CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

13 novos casos positivos Covid-19.

9.592 pacientes positivos

9.201 tiveram alta.

143 faleceram.

248 pacientes em tratamento, destes

239 em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 5

Internados em leitos de Enfermaria – 4

Internados HCC – 6 pacientes (2 de Camboriú – 1 de Porto Belo – 3 de Bombinhas)


MENSAGEM DO DIA


A paz que trago em meu peito


A paz que trago hoje em meu peito é diferente da paz que eu sonhei um dia.

Quando se é jovem ou imaturo, imagina-se que ter paz é poder fazer o que se quer, repousar, ficar em silêncio e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção.

Todavia, o tempo vai nos mostrando que a paz é resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece. A paz está no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança, na fé.

Ter paz é ter a consciência tranquila, é ter certeza de que se fez o melhor ou, pelo menos, tentou.

Ter paz é assumir responsabilidades e cumpri-las, é ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida.

Ter paz é ter ouvidos que ouvem, olhos que veem e boca que diz palavras que constroem.

Ter paz é ter um coração que ama.

Ter paz é brincar com as crianças, voar com os passarinhos, ouvir o riacho que desliza sobre as pedras e embala os ramos verdes que em suas águas se espreguiçam.

Ter paz é não querer que os outros se modifiquem para nos agradar, é respeitar as opiniões contrárias, é esquecer as ofensas.

Ter paz é aprender com os próprios erros, é dizer não, quando é não que se quer dizer.

Ter paz é ter coragem de chorar ou de sorrir quando se tem vontade.

É ter forças para voltar atrás, pedir perdão, refazer o caminho, agradecer.

Ter paz é admitir a própria imperfeição e reconhecer os medos, as fraquezas, as carências.

A paz que hoje trago em meu peito é a tranquilidade de aceitar os outros como são, e a disposição para mudar as próprias imperfeições.

É a humildade para reconhecer que não sei tudo e aprender até com os insetos.

É a vontade de dividir o pouco que tenho e não me aprisionar ao que não possuo.

É melhorar o que está ao meu alcance, aceitar o que não pode ser mudado e ter lucidez para distinguir uma coisa da outra.

É admitir que nem sempre tenho razão e, mesmo que tenha não brigar por ela.

A paz que hoje trago em meu peito é a confiança naquele que criou e governa o mundo.

A certeza da vida futura e a convicção de que receberei, das leis soberanas da vida, o que a elas tiver oferecido.

Às vezes, para manter a paz que hoje mora em teu peito, é preciso usar um poderoso aliado chamado silêncio. Lembra-te de usar o silêncio quando ouvir palavras infelizes. Quando alguém está irritado. Quando a maledicência te procura. Quando a ofensa te golpeia. Quando alguém se encoleriza. Quando a crítica te fere. Quando escutas uma calúnia. Quando a ignorância te acusa. Quando o orgulho te humilha. Quando a vaidade te provoca.

O silêncio é a gentileza do perdão que se cala e espera o tempo, por isso é uma poderosa ferramenta para construir e manter a paz.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Joana D'Arc é queimada

Filha de camponeses, se dizia inspirada por Deus. Contribuiu de forma decisiva, mudando o rumo da Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra. Em 30 de maio de 1431, os ingleses a condenaram à morte na fogueira, sob a acusação de bruxaria. No mesmo dia, em 1920, foi canonizada pela Igreja.


1265 - Nasce Dante Alighieri, poeta italiano.

1778 - Nasce Voltaire, escritor francês.

1903 - Com movimentos livres e roupas leves, a bailarina americana Isadora Duncan introduziu a dança moderna, deixando de lado o rigor do balé clássico.

1911 - A corrida 500 Milhas de Indianápolis, a mais tradicional do automobilismo dos Estados Unidos, foi realizada pela primeira vez. O vencedor foi o americano Ray Harroun.

1920 - Canonização da heroína francesa Joana D'Arc, que foi queimada na fogueira em Rouen, neste dia, em 1431.

1930 - Luís Carlos Prestes, líder da Coluna Prestes, publicou no jornal Diário Nacional o Manifesto de Maio, tratado onde propunha um programa de revolução agrária e anti-imperialista.

1942 - Segunda Guerra Mundial: mil aviões britânicos bombardeiam a cidade alemã de Colônia.

1945 - Um bombardeio inglês destrói a base de Peenemunde, onde os alemães fabricavam as famosas V-2.

1960 - Nasce Boris Pasternak, escritor russo, ganhador do Prêmio Nobel 1958.

1968 - O presidente francês Charles De Gaulle anunciou a convocação de eleições parlamentares para tentar conter as tradicionais manifestações de maio.

1972 - O ex-marinheiro Grenaldo de Jesus Silva cometeu suicídio depois de tentar sequestrar um avião da Varig, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

1972 - O presidente norte-americano Richard Nixon e as autoridades russas firmam em Moscou os acordos SALT, sobre limitação de armas nucleares.

1978 - O alemão Gustav Franz Wagner entregou-se à polícia brasileira depois de ser reconhecido por um prisioneiro de guerra. Ele foi subcomandante do campo de concentração de Sobibor, na Polônia.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia do Geólogo

Dia do Decorador

Dia Mundial da Esclerose Múltipla


SANTOS DO DIA


S. JOANA D'ARC, VIRGEM

Joana D’Arc foi uma jovem que restituiu a honra à coroa da França e morreu acusada, falsamente, de heresia. Esta é a dramática história desta Santa, que, tendo sido queimada em uma fogueira, em 1431, guiou o exército para libertar Orléans das mãos dos britânicos, por uma imperiosa missão divina.


S. FERNANDO III, REI DE CASTELA

Com a reunificação dos reinos de Castela e León, Fernando tornou-se rei em 1217. Era conhecido como "Conquistador de Andaluzia", por ter liberado Sevilha e Córdoba dos sarracenos. Construiu a catedral de Burgos e ampliou a universidade de Salamanca. Foi canonizado pelo Papa Clemente X em 1671.


S. PETRONILA

Santa Petronila seria filha do Apóstolo Pedro. As fontes não concordam entre si, mas, certamente, teria sofrido o martírio no século IV e enterrada no cemitério de Domitila. Seus restos mortais foram trasladados para São Pedro, em 757.

LogomarcaMin2cm.jpg