• Aderbal Machado

COLUNA DE DOMINGO - O novo marco legal do licenciamento ambiental

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


NOVO MARCO LEGAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

A proposta que estabelece um novo marco legal para o licenciamento ambiental será pautada para votação na Câmara Federal na próxima semana. A ideia de uma nova legislação sobre o licenciamento ambiental é estabelecer normas gerais para o licenciamento de empreendimento ou atividade que use recursos ambientais e possa, efetiva ou potencialmente, sob quaisquer formas, poluir ou então causar degradação do meio ambiente.

Energia fotovoltaica Pautada também a votação do Projeto de Lei que cria o marco legal para as energias fotovoltaicas. Entre outros pontos, o texto estende a cobrança de encargos e tarifas de uso dos sistemas de transmissão e de distribuição aos micro e minigeradores de energia elétrica. Microgeradores são os que geram até 75 kW de energia, e minigeradores, de 75 kW a 3 mil kW.


CORONAVÍRUS EM SC















CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ















CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que neste sábado, dia 8, o município foi oficializado com mais um óbito. Trata-se de uma feminina, 31 anos de idade, moradora do bairro Monte Alegre, que estava internada no Hospital Municipal Ruth Cardoso e possuía registros e possuía registros de comorbidades. Até às 17h, o município oficializa 19 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.273 pacientes positivos, 8.953 já receberam altas e 139 pacientes vieram a óbito. No momento 181 pacientes encontram-se em tratamento, destes 170 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 8 Internados em leitos de Enfermaria – 3 Internados HCC – 6 (sendo 1 paciente de Camboriú – 1 paciente de Porto Belo – 3 pacientes de Bombinhas – 1 paciente de Penha)


MENSAGEM DO DIA


Quando fracassamos


Fracassamos...

Quando visualizamos a derrota antes da batalha.

Quando abandonamos a luta com medo da discórdia.

Quando ouvimos o Não antes da pergunta.

Quando silenciamos com medo da resposta.


Fracassamos...

Quando o dia amanhece na hora em que deitamos.

Quando o sono vem e não nos entregamos.

Quando o medo de sonhar se transforma em pesadelo.

Quando a vida se dilui na busca que fazemos.


Fracassamos...

Quando a chave da verdade abre as portas da mentira.

Quando lamentamos na chegada a hora da partida.

Quando o Amor vai a leilão no martelo da cobiça.


Mas fracassamos, ainda mais...

Quando choramos a morte diante da vida.


Maria Teresinha Debatin, em “As muitas faces de um sujeito chamado eu”


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


Mohammed Ali perde título

O boxeador Cassius Clay, Mohammed Ali, ganhou por três vezes o cinturão mundial dos pesos pesados. Lutou também contra a segregação racial nos EUA. Ele foi um dos símbolos da oposição à Guerra do Vietnã. Em 9 de maio de 1967, perdeu seu título mundial ao se negar a prestar serviço militar.


1502 - Cristóvão Colombo sai da cidade de Cádiz para realizar sua quarta viagem às Américas.

1551 - É criada a Universidade de Lima, no Peru.

1883 - Nasce José Ortega y Gasset, escritor e filósofo espanhol.

1936 - Nasce Glenda Jackson, atriz britânica.

1940 - Hitler autoriza a eutanásia na Alemanha.

1950 - A França convida a Alemanha para juntar-se à ela no domínio de atividades econômicas muito importantes para a Europa: o carvão e o aço.

1950 - O ministro francês do Exterior, Robert Schuman, declara que, em cinco anos, será criada uma organização comum na Europa. Posteriormente, surgiu a Comunidade Econômica Européia.

1968 - Violentos conflitos entre polícia, operários e estudantes ocorrem em Paris, deixando mais de mil pessoas feridas.

1972 - O presidente norte-americano Richard Nixon ordena o bloqueio dos portos do Vietnã do Norte.

1978 - Aldo Moro é encontrado morto em Roma. Ele foi assassinado pelas Tropas Vermelhas, após três semanas de seqüestro.

1995 - Na Costa Rica, o tribunal máximo da república declarou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma de jornalista, pois impossibilita exercer um direito a liberdade de expressão assegurado a todos.

1996 - O escritor de novelas peruano-espanhol Mário Vargas Llosa recebe o Prêmio da Paz da Associação de Editores e Livreiros da Alemanha.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia da Europa


SANTOS DO DIA


S. ISAÍAS, PROFETA

Descendente da casa do Rei Davi, Santo Isaías é o maior entre os chamados "Grandes Profetas" de Israel, que viveu cerca de oitocentos anos antes de Jesus. Segundo a tradição, ele teve uma longa existência e, no final, morreu como mártir.


S. PACÓMIO, ABADE

Pacômio era um jovem do Alto Egito. Obrigado a se alistar no Exército, foi logo preso em Tebas. No cárcere, converteu-se ao cristianismo; mas, quando ficou livre, se colocou ao serviço de uma Comunidade, mas preferiu seguir a vida ascética, junto com outros monges, que o seguiram.


S. LUÍSA DE MARILLAC, CO-FUNDADORA DAS FILHAS DA CARIDADE

Luísa nasceu na França, no final do século XVI, e foi uma esposa e mãe dedicada. Ao ficar viúva, dedicou toda a sua vida à caridade e à assistência aos pobres. Em 1633, junto com São Vicente de Paolo, fundou a Companhia das "Filhas da Caridade".


HOMENAGEM ÀS MÃES


Todo dia é dia de homenagem às mães, mas este é especial.

Levo na lembrança eterna a minha e cada um, com certeza, tem na sua memória efetiva a imagem de sua Mãe. Feliz de quem a tem presente. Ela é a própria eternidade.

LogomarcaMin2cm.jpg
3420-05-WEBBANNER-PORTAL-ADERBAL-MACHADO