Coleta de resíduos recicláveis em Balneário Camboriú cresceu 29 por cento no ano de 2020


A Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda. fechou seus números de 2020, constatando que a coleta de resíduos recicláveis, o Programa ReciclaBC, aumentou 29,22% em comparação com o ano anterior, um resultado avaliado positivamente devido ao cenário de pandemia.


“Em 2019 coletamos 40% mais do que em 2018, mas os resultados de janeiro, fevereiro e março de 2020 projetavam números extraordinários, com crescimento de 100% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, mas veio a pandemia e reduziu a geração tanto de recicláveis quanto de resíduos comuns”, explicou Ivana Laís da Conceição, a engenheira da Ambiental, responsável pelo ReciclaBC.


O ano de 2019 foi o de consolidação do ReciclaBC, com caminhões de coleta seletiva percorrendo todas as ruas da cidade, três vezes por semana na região próxima à praia central e duas ou uma vez por semana em outras áreas.


Todo o material recolhido é doado a cooperativas que fazem a separação, vendem e distribuem os resultados entre os cooperados, muitos deles ex-catadores que encontraram no ReciclaBC um trabalho mais regular e seguro do que nas ruas.


A coleta seletiva existe há muitos anos em Balneário Camboriú, mas ganhou impulso quando foi reformulada. “Tínhamos uma coleta seletiva tímida e em 2018 decidimos por um plano municipal de reciclagem que ganhará ainda mais impulso quando construirmos a nova central de beneficiamento”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.


SAIBA + SOBRE O RECICLABC


Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar? Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.


Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua? Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/


Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável? Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.


Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu? Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.


Pergunta: quais resíduos são recicláveis? Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.


Pergunta: como devo separar o reciclável? Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.


Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos? Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista a construção de uma Central de Valorização de Materiais, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.


Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem? Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e durante dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns (separadas das fluorescentes) pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.


Pergunta: como funciona o PEV?

O PEV recebe (linha branca) refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar etc; (linha marrom) monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras etc; (Linha Azul): batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras etc; (Linha Verde): computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares e assemelhados, resíduos de construção civil até 0,5m³, resíduos de poda até 0,5m³, resíduos recicláveis em geral, resíduos volumosos - em quantidades domiciliares e somente para moradores de Balneário Camboriú.

O PEV não recebe pilhas e baterias, pneus, medicamentos vencidos, caixas d'água, telhas de fibrocimento, latas e restos de tinta, lâmpadas fluorescentes, embalagens de agrotóxicos ou óleos lubrificantes.


Para agendamento de coleta de volumosos - WhatsApp 47 99993-0220

LogomarcaMin2cm.jpg