top of page
  • Foto do escritorAderbal Machado

Cidades catarinenses são top no ranking nacional de excelência de gestão, diz pesquisa

A pesquisa analisou 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital. A cidade de Joinville é a campeão nacional, passando a ocupar o título geral no ranking Cidades de Grande Porte (acima de 100 mil habitantes), e ainda no Grupo Indicadores Fiscais, apresentado em edição especial da revista Isto É, replicada pelo portal ND+.


Pesquisa é da Austin Ranking e lastreou os 5.570 municipios brasileiros.


Posição de cidades de SC no ranking geral (nacional).


1ª – Joinville

2ª – Jaraguá do Sul

3ª – Blumenau

5ª – Florianópolis

9ª – São José

14ª – Brusque

15ª – Criciúma

27ª – Itajaí

28ª – Balneário Camboriú

40ª – São Bento do Sul

49ª – Chapecó


TOP CINCO GERAL

1. Joinville

2. Jaraguá Do Sul

3. Blumenau

4. Maringá (PR)

5. Florianópolis


A prefeitura de Balneário Camboriú extraiu do relatório da pesquisa, detalhes específicos relativos à sua gestão:

A cidade lidera o ranking de padrão de vida e sustentabilidade entre todas as cidades médias brasileiras.

Na categoria das cidades de médio porte, Balneário Camboriú ficou em 7º lugar. Esta é a segunda edição do ranking e a primeira vez que a cidade entra em destaque. No ranking das cidades de médio porte, Balneário Camboriú ficou em primeiro lugar nos indicadores econômicos de Padrão de Vida, sendo reconhecida pela publicação como a campeã em ações sustentáveis. “Chamaram a atenção na pesquisa, a rede de saneamento básico em praticamente 100%, sendo a cidade mais saneada de Santa Catarina, a certificação de praias pelo Bandeira Azul em anos consecutivos, o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a atenção com as pessoas através de programas como o Abraço, ações que se aliam a grandes obras como a do alargamento da faixa de areia da Praia Central, a abertura de um Centro de Eventos de grande porte, e a abertura de novos equipamentos e atrações turísticas na cidade”, diz o prefeito Fabrício Oliveira. Além do Padrão de Vida, a cidade foi destaque em outros setores dentro da categoria de municípios de médio porte: em Educação, ficou em terceiro lugar, assim como em Desenvolvimento Humano. Já nos Indicadores Digitais, foi terceiro lugar geral e segundo lugar na categoria Acesso Digital ao Conhecimento. A análise divide-se em três categorias, de acordo com o tamanho e população de cada município. Balneário Camboriú é considerada cidade de médio porte.


Para ter acesso ao ranking, acesse o link: https://istoe.com.br/as-50-melhores-cidades-por-porte/


Neste link, inclusive, há os quadros detalhados das 50 melhores cidades do Brasil nas categorias Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte. Em todos eles há cidades de Santa Catarina. Vale a pena conferir.

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page