top of page
  • Foto do escritorAderbal Machado

Ciclone extratropical deixa quase 200 mil residências sem energia elétrica

O Ciclone Extratropical que atinge Santa Catarina desde a madrugada desta quarta-feira (10), com rajadas de vento de aproximadamente 90km/h, fez com que objetos e vegetação fossem arremessados contra a rede elétrica. Por volta das 11h20 da manhã, quase 200 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica no estado.


As regiões mais atingidas são a capital catarinense, a região de Itajaí e o litoral norte de Santa Catarina. Para restabelecer o sistema o mais rápido possível, 230 equipes da Celesc estão em campo desde as primeiras ocorrências. O ciclone está se deslocando para o Norte do estado e deve, inclusive, chegar ao Paraná e ao litoral de São Paulo.


Para registrar a falta de energia, utilize os canais oficiais da Celesc: APP Celesc, disponível para iOS: http://bit.ly/appCelesciOS e Android: http://bit.ly/appCelescAndroid.

É possível, também, fazer ligação pelo telefone 08000 48 0196, acessar o site https://bit.ly/3qNtdPe ou enviar SMS para 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora.


Em Balneário Camboriú

Quedas de árvores em alguns bairros da cidade, aumento importante do volume de águas no Rio das Ostras, alagamentos pontuais, voo de telhados e falta de luz em alguns pontos de Balneário Camboriú, alertaram as equipes da prefeitura que atendem à população.


Nesta manhã de quarta, 10, as aulas foram canceladas nos Núcleos Infantis Carrossel, no Centro, e Pão de Mel, na Vila Real, Brilho do Sol, no Estaleiro, e Estaleirinho por falta de luz. Pela mesma razãono nos Colégios Dona Lili e Alfredo Domingos da Silva, no bairro São Judas, não houve aula pela manhã.


Quedas de árvores foram registradas na Praça do Pescador, na Barra, no bairro Nova Esperança, na Rua 960, e na Terceira Avenida. Alagamentos são pontuais.

A Defesa Civil municipal, bem como a Secretária da Obras, aliadas a outras equipes de segurança monitoram os eventos ocorridos e que possam vir a ocorrer.

Equipe da Defesa Civil está em alerta e deve ser acionada sempre que necessário.

Ocorrências são atendidas pelo 199. Ou no telefone de plantão: 47 9 9232-4928.

EDUCAÇÃO

Por medida de segurança a Secretaria de Educação decidiu suspender as aulas no período vespertino, desta quarta-feira (10), em todas as unidades da Rede – Infantil e Fundamental. A decisão foi tomada após reunião com a Defesa Civil, já que o mau tempo persiste durante todo o dia. No período da manhã as aulas já haviam sido suspensas em algumas unidades, devido a falta de luz.


FUNDAÇÃO CULTURAL

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú informa que está suspenso o atendimento ao público por período indeterminado. Tanto o Teatro Municipal Bruno Nitz, quanto o prédio da Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico, estão sem luz e internet, impossibilitando o atendimento. A FCBC está monitorando a situação e informará quando os atendimentos voltarem ao normal.


SAÚDE

As farmácias municipais (Centro e da Barra), PA da Barra, UBS Barra, UBS Vila Real, UBS Estados, CEFIR, PAI e Centro de Diagnose estão com instabilidade elétrica no momento. O Hospital Ruth Cardoso está funcionando normalmente com o auxílio de gerador de energia.

A Secretaria de Saúde informa que as unidades estão sujeitas a atrasos no atendimento, já que todos os procedimentos estão sendo feitos de forma manual. A realização de alguns exames também pode ser afetada pela falta de luz. A Secretaria segue monitorando a situação e orienta para que a população só saia de casa em caso de extrema urgência.


TRÂNSITO

A BC Trânsito informa que o serviço interno e o atendimento ao público estão suspensos devido a falta de energia elétrica, sem previsão de retorno. O setor de sinalização e engenharia para intervenções e recolhimento de placas que por ventura tenham caído. Os Agentes de Trânsito estão nas ruas para atendimento das ocorrências.

A BC Trânsito registra falta de energia nas marginais e 4ª e 5ª Avenidas (sem semáforos). Em razão disso, os agentes de trânsito estão bloqueando os cruzamentos nos locais de maior risco para evitar acidentes. Os agentes recomendam manter a cautela e evitar transitar nas vias se não for necessário.


DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Balneário Camboriú, bem como a Secretária da Obras, aliadas a outras equipes de Segurança monitoram os eventos ocorridos e que possam vir a ocorrer. Venta forte e chove na cidade. Pedimos a população que fique atenta, especialmente a que vive em região ribeirinha e de encosta.

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page