• Aderbal Machado

Caminhos dos Cânions do Sul é reconhecido pela Unesco como Geoparque Global

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) chancelou o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul como um território de relevância geológica internacional. Desta forma, a partir desta quarta-feira, 13, o território catarinense passa a integrar oficialmente a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network - GGN). A decisão foi anunciada pela Unesco durante a 214ª sessão do Conselho Executivo, realizada nesta quarta, em Paris, na França.


A chancela insere a região do Sul de Santa Catarina no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável e abre portas para novas oportunidades de cooperação com outros 176 Geoparques em 46 países. Os Geoparques são considerados territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades.


O Caminhos dos Cânions do Sul é formado por quatro municípios de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul: Praia Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande. O território abrange uma área total de 2.830 km2 e cerca de 74 mil habitantes.

LogomarcaMin2cm.jpg