Camboriú: é um rio que passa na nossa vida e devemos-lhe reverência e cuidados

NOTÍCIA-DESTAQUE

Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a influência dos resíduos sólidos no entorno e no leito Rio Camboriú, acontece neste sábado (24) a 2ª Ação Interligada de Limpeza do Rio Camboriú, organizada pelo Comitê do Meio Ambiente do Lions Balneário Camboriú Centro e Conselho Comunitário de Segurança Náutica e Cidadania (CONSEG Mar). A Emasa está integrada.

A ação ocorrerá das 8h às 13h, com dois pontos de encontro: um no píer do Barco Pirata e outro na Marina Camboriú. Serão disponibilizadas duas balsas de coleta e cerca de 40 embarcações periféricas de limpeza com tripulantes a bordo para limpeza no rio. Além de equipes em terra que farão uma varredura nas margens do rio coletando o lixo. Cada voluntário receberá um kit com camiseta, máscara, luva, álcool em gel e fruta, sempre respeitando todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

A Emasa participará do mutirão com a distribuição de sacos de lixo para recolhimento dos resíduos, luvas e água.

Além do auxílio de voluntários e apoio de empresas, entidades privadas, comunidade local e poder público, quiser participar do projeto, pode entrar em contato pelo (47) 99983-6073 ou diretamente com os integrantes do Lions ou do Conseg. Lembra Douglas Beber, diretor geral da Emasa, que ‘o Rio Camboriú é a nossa única fonte de água e a qualidade das suas águas é responsabilidade de todos, pois abastece mais de 200 mil pessoas de Balneário Camboriú e Camboriú’.


CORONAVÍRUS EM SC (ATUALIZAÇÃO)

Há 865.550 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 833.192 estão recuperados e 19.442 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 22. A Covid-19 causou 12.916 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%.

Esses números representam um acréscimo de 74 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 1.708 na quantidade de confirmados.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ (ATUALIZAÇÃO)

Nesta quinta-feira (22), Balneário Camboriú registrou 27 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 19.848 casos, sendo que 19.190 pessoas (96%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 344 pacientes, sendo 286 tratamentos em domicílio e 58 internados.

Até o momento o município registrou 314 óbitos por Covid-19.

INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID

UTI COVID: 30 pacientes (14 de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, um de Porto Belo, três de Itapema, dois de Bombinhas, cinco de Itajaí e um de Navegantes).

Taxa de ocupação da UTI: 100%.

Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30).

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04.

Ocupação leitos não pactuados: 0.

CLÍNICA COVID: 17 pacientes (oito de Balneário Camboriú, três de Camboriú, um de Itajaí, um de Penha, um de Bombinhas, um de Navegantes, um de Luiz Alves e um de Peixoto de Azevedo). PEDIATRIA: 0


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ (ATUALIZAÇÃO)

Nesta quinta-feira, dia 22, até às 17h, o município oficializa 22 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.068 pacientes positivos, 8.793 já receberam altas e 131 pacientes faleceram. No momento 144 pacientes continuam em tratamento e destes 130 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 9 Internados em leitos de Enfermaria – 5 Internados HCC – 3 (sendo 1 pacientes de Camboriú – 1 pacientes de Porto Belo – 1 paciente de Bombinhas)

As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.


TOME NOTA


+ O deputado Moacir Sopelsa defendeu a necessidade de investimentos no setor agrícola. Segundo o parlamentar, há décadas Santa Catarina não investe em infraestrutura e essa decisão afeta a competitividade.


+ Críticas ao sistema de progressão de carreira na Polícia Militar na Assembleia Legislativa. O deputado Kennedy Nunes abriu os debates. Ele comentou ter sido informado que os cursos, que antes duravam nove meses de modo presencial, agora foram online e em apenas dois meses. “Os praças estão esgotados e quando se tem um comando que prefere privilegiar somente oficiais é motivo, sim, de termos uma mudança”, afirmou.


+ Ada de Luca concordou e disse que isso desmotiva o praça. “Desmotivado ele também não está nem aí para a segurança. Está trabalhado, mas vendo outros crescerem e ele não sai do lugar”, avaliou.


+ O deputado Sargento Lima, para exemplificar o processo, contou que levou 18 anos para ser promovido.


+ Kennedy Nunes questionou outra situação dentro da Polícia Militar de Santa Catarina. De acordo com ele, acaba no próximo dia 7 de maio o contrato de serviço de agentes temporários, que trabalham em atividades administrativas nos quartéis. “São jovens entre 18 e 23 anos, que facilitam o trabalho dos PMs já treinados para ficarem na rua”. Mas, até agora, lamentou, nada foi feito para renovação do concurso. “A única resposta que os comandantes têm é que a Procuradoria-Geral do Estado está tentando ver a possibilidade de prorrogar o atual concurso. Por que não fazem antes de esperar finalizar um serviço essencial? Como há tanta desordem?”, indagou.


+ Sobre as ações em cima da pandemia, o deputado Sargento Lima se manifestou. Na opinião dele, a letalidade da doença e todas suas consequências estão sendo “justificativa para absolutamente tudo”. O parlamentar disse que a Covid “tem servido de muleta para tudo” no governo do Estado. “Claro que temos solidariedade com as famílias das vítimas, temos a preocupação com uso de álcool em gel e de máscaras. Mas quando vão parar de fazer política com isso?”, questionou.

+ O vice-prefeito Carlos Humberto, também coordenador regional do PL na Amfri e suplente de deputado estadual, reuniu-se em Florianópolis com o senador Jorginho Melo. Foi informado de que os recursos destinados à duplicação da BR-470 estão garantidos para 2021.

CH pediu empenho na captação de recursos para Balneário Camboriú na área de Turismo e Infraestrutura, além de um olhar especial por Camboriú. Estava na reunião o Vice Prefeito de Camboriú. Pastor Júnior, apresentando planos de pavimentação na cidade, mediante recursos federais.


+ O IMA realiza no dia 05 de maio Audiência Pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Loteamento Misto da Mitra Metropolitana, em Itajaí.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, o Loteamento com fins industriais e comerciais ocupará uma área de 2.272.012,54 m², contendo 274 lotes, distribuídos em 37 quadras, com área útil de 1.737.453,24 m², localizado às margens da Rodovia Antônio Heil – SC 486, Km 8,4. (Todas as informações sobre o empreendimento estão aqui: https://www.brilhantebpark.com.br/)


+ No Senado, apresentado projeto para punir especialmente, aumentando a pena, quem roubar vacina contra Covid. Só no Brasil... Vergonha mundial.


+ Por unanimidade, o STF reafirmou a jurisprudência sobre a constitucionalidade do artigo 8º da Lei Complementar (LC) 173/2020, que proíbe aumento de despesas com pessoal em todos os entes públicos durante a pandemia da Covid-19. A decisão tem repercussão geral reconhecida (Tema 1137).


+ O STF definiu, nesta quinta-feira (22), que cabe à Justiça Federal do Distrito Federal julgar os processos contra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva relativos aos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula. Isto, pelo menos, deixa muito claro que não houve nenhuma absolvição do ex-presidente e que ele continua processado nos casos citados.


+ Mostrou a bunda pra vizinha e foi condenado por dano moral. Decisão judicial.

Um morador de Balneário Camboriú foi condenado ao pagamento de R$ 4 mil por danos morais após dolosamente danificar o cano que recolhe a água da calha da casa dos vizinhos e baixar as calças para expor - em público - suas nádegas. A decisão foi prolatada pela juíza Patrícia Nolli, titular do 1º Juizado Especial Cível da comarca de Balneário Camboriú.Os fatos foram registrados em setembro de 2017, mas a ação foi ajuizada somente em setembro do ano passado.

Consta nos autos que tais condutas foram admitidas pelo homem, que buscou justificar o abuso sob o argumento de que tem desavenças com a vizinha, em razão de uma discussão sobre o descarte de lixo. Alegou ainda que providenciou o conserto do tubo que escorre a água da casa vizinha de condomínio após o episódio.

"Quanto ao ponto, necessário esclarecer que o réu não fez prova de qualquer uma das assertivas. E, convenhamos, seria realmente difícil justificar o repudiável ato de despir-se à vista de todos. Tal situação não pode ser rebaixada à condição de mero dissabor cotidiano, uma vez que a ninguém é dado o direito de desrespeitar as mais comezinhas regras de vida em comunidade, notoriamente aquela de que a nudez de um indivíduo deve ser resguardada a quem tem interesse - ou necessidade - de vê-la", cita a juíza em sua decisão.

A magistrada ressalta ainda que a conduta do réu ultrapassou qualquer limite minimamente razoável, uma vez que os atos lesivos foram destinados a ofender não apenas o patrimônio da parte autora, mas também a integridade moral da vizinha. O homem foi condenado ao pagamento da importância atualizada de R$ 2 mil para os autores - mãe e filho -, a título de reparação por danos morais, levando-se em consideração sua realidade financeira. Ao valor serão acrescidos juros e correção monetária após publicação da sentença. Da decisão de 1º grau cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Autos n. 5013882-85.2020.8.24.0005/SC).


MENSAGEM DO DIA

(De Chico Xavier)

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor: chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria.

Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.

Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase: "Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!".

Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.

Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.

Você acredita nessas coisas? Então ore para que nós vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.

Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Mas, se eu morrer antes de você acho que não vou estranhar o céu...

"Ser seu amigo já é um pedaço dele..."


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


Morre Shakespeare

O escritor, poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare morreu no dia 23 de abril de 1616, aos 52 anos. Muitos o consideram um dos maiores autores da história, pelas suas tragédias eternizadas: Romeu e Julieta, Hamlet, MacBeth, Rei Lear, Ricardo III e O Mercador de Veneza. Uma curiosidade: como se verá adiante, morreu dia do aniversário. E no mesmo dia em que ele morreu, nascia Miguel de Cervantes.


1564 - Nasce William Shakespeare, escritor inglês (há versões divergentes que afirmam que ele teria nascido nos dias 21 ou 22).

1616 - Morre Miguel de Cervantes Saavedra, escritor espanhol, autor de Dom Quixote de La Mancha.

1616 - Morre William Shakespeare.

1801 - Um decreto de Dom João VI suprime o monopólio existente sobre o depósito do sal, em favor dos brasileiros.

1848 - Os franceses votam pela primeira vez através do sufrágio universal estabelecido no país.

1858 - Nasce Max Planck, físico alemão criador da Teoria Quântica, que, juntamente com a teoria geral da Relatividade de Albert Einstein, forma os fundamentos da Física do século XX. Planck recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1918.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia Mundial do Livro

Dia do Direito Autoral

Dia Nacional do Choro

Dia Mundial do Escoteiro


SANTOS DO DIA

Nossa Senhora da Penha

São Jorge


ANÁLISE POLÍTICA

O governador Carlos Moisés está por um fio (ou um voto a mais no Tribunal Misto - deputados e desembargadores) de perder em definitivo seu mandato. Na admissão do processo e afastamento temporário teve seis votos contrários: cinco desembargadores e um deputado. A tendência natural é manter-se este número, mas depende das convicções em vista dos pareceres, do relatório final e dos interesses em jogo. Numa primeira visão, os parlamentares que votaram a favor do governador na outra sessão devem, a princípio, repetir o voto. Dentre eles, favorecidos por nomeações de Carlos Moisés (mais de 50) de apaniguados na undécima hora antes do seu afastamento, numa clara demonstração de jugo político, afinal demitidos pela vice-governadora no primeiro minuto de sua posse interina. Esses deputados e tantos outros já provaram do cálice e querem continuar. O entrave é o jeito duro de tratar da vice-governadora, que indicou nos atos assumidos não admitir negociatas em nome de nada e nem de ninguém.

O argumento de defensores do governador, inclusive prefeitos, é de que a definitiva saída de Carlos Moisés seria uma ruptura danosa ao Estado. Bobagem. Ruptura danosa é ver que R$ 33 milhões sumiram, os respiradores adquiridos não apareceram e estamos jogando no vazio da impunidade algo que é grave no comando do poder. Simples assim.

Se instâncias judiciais e investigatórias isentaram Moisés de participação direta, ou seja, a ausência de sua digital na negociata, não se lhe pode tirar a figura do crime de responsabilidade, como ordenador primário das despesas. O caso de alguém do seu governo agir dolosamente é, sim, sua responsabilidade - até por ter nomeado e dar carta branca para agir.


LogomarcaMin2cm.jpg