• Aderbal Machado

Balneabilidade: em BC, só dois pontos impróprios; em Penha, tá feia a coisa


O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) divulga o novo relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas entre os dias 01 e 05 de fevereiro de 2021. De acordo com os resultados, 71% dos pontos analisados no litoral do Estado estão próprios para banho.


Na capital, dos 87 pontos onde há coletas, 64 estão adequados para receber banhistas, o que representa 73,6%. Nas outras regiões, dos 144 locais averiguados, 100 apresentaram resultados positivos para balneabilidade, o que indica 69,4%. Com relação ao relatório anterior, observa-se que três pontos passaram da condição de próprio para impróprio e nove passaram da condição de impróprio para próprio.


Nos quadros anexos, a situação do Litoral Norte - Balneário Camboriú, Itajaí, Penha, Balneário Piçarras, Bombinhas, Porto Belo e Itapema. A situação de Balneário Piçarras é a pior: dos 11 pontos de análise de balneabilidade, sete estão impróprios.

O Instituto identificou que alguns pontos na Lagoa da Conceição voltaram à condição de propriedade mesmo após o rompimento da lagoa artificial. No entanto, o órgão recomenda cautela ao tomar banho no local.


As coletas e amostragens são realizadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

LogomarcaMin2cm.jpg