• Aderbal Machado

Balneário Camboriú finaliza o ano com 74% dos moradores com esquema vacinal completo


Há 343 dias, Balneário Camboriú iniciava a vacinação contra Covid-19. Até segunda-feira (19), foram mais de 245 mil doses aplicadas, chegando a 80% da população vacinada com a primeira dose, 74% com esquema vacinal completo e 15% com a dose de reforço. Com o cenário de imunização contra o vírus positivo, o município atinge 98% dos casos ativos já registrados recuperados.


"A vacina é nosso principal meio de proteção contra a pandemia. Os índices de casos graves em Balneário Camboriú vêm sofrendo desaceleração desde o início da vacinação. Já no começo da campanha montamos um plano operacional, com equipes distribuídas nas oito Unidades Básicas de Saúde, além do ponto de vacinação em formato de drive-thru, atendendo todos os bairros do município. Agora, precisamos focar no reforço, sobretudo nos grupos prioritários", pontua o prefeito Fabrício Oliveira.


Dos 20 leitos disponíveis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 (CMATC), apenas três estão ocupados, sendo que nenhum deles é paciente de Balneário Camboriú. A cidade chegou a ficar quatro semanas sem novos óbitos da doença, registrando apenas uma morte em dezembro, de paciente não vacinado.


Em comparação com o mesmo período do ano passado, os índices de casos ativos em Balneário Camboriú apresentaram redução de 95% neste ano. Foram 2.223 moradores positivados para Covid-19 em dezembro de 2020 e 115 em dezembro de 2021.

LogomarcaMin2cm.jpg