• Aderbal Machado

Balneário Camboriú e outros cinco municípios da Amfri em alto risco de contaminação da dengue

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


TOME NOTA


"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..." (Sun Tzu – A Arte da Guerra)

+ Dá vontade de rir quando se fala em “ciência”, em situações administrativas envolvendo vacinas. A Anvisa, entidade habilitada a liberar, vetou a russa Sputnik. Estados acionam STF, que pode liberar a aplicação. Com que base “científica”?


+ Mais do que sabido que estar ao ar livre livra o corpo de vários malefícios, incluindo o risco de infectar-se com o coronavírus. A burrice institucional de proibir isso até agora é de espantar.


+ A matéria amplamente compartilhada sobre segurança de Balneário Camboriú, publicada pelo Diarinho é velha. Foi requentada. Alguns não concordam. Mas, convenhamos, para a média geral de cidades, até que estamos bem, com ou sem pesquisa específica. Há quem aproveite para faturar politicamente e há quem aproveite para falar mal da cidade.


+ A morte do servidor municipal de Balneário Camboriú, Rogério Kunzler, causou consternação. Com amplas relações de amizade na cidade, faleceu após longa batalha contra câncer de pele. Teve uma trajetória bastante forte em cargos municipais de relevância.


+ Senado aprovou projeto obrigando motorista sob efeito de álcool ou drogas, causadores de acidentes a ressarcir despesas hospitalares do SUS com vítimas, quando for enquadrado penalmente pelos crimes de homicídio e lesão corporal.

Dados de 2013 do Ipea dizem que os acidentes de trânsito matam cerca de 45 mil pessoas por ano e deixam mais de 160 mil pessoas com lesões graves.

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 70% a 80% das vítimas de acidentes de trânsito são atendidas pelo SUS e os acidentes de trânsito são o segundo maior tipo de ocorrência que gera atendimento nos serviços públicos de urgência e emergência em todo o Brasil.

+ Transmissão de dengue aumenta e SC tem 17 cidades com alto risco.

Análise da vigilância epidemiológica apresentou aumento da transmissão em relação a 2020, com oito municípios a mais. Dentre os municípios com alto risco estão Balneário Camboriú, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema e Navegantes, na AMFRI. Em cinco dias, foram identificados em SC mais de 40 mil focos de dengue.


+ Nova decisão do governo do Estado liberar esportes coletivos de lazer ao ar livre, seguindo-se regras sanitárias convencionais e mínimas. Ufa!


CORONAVÍRUS EM SC

Há 878.215 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 846.542 estão recuperados e 18.372 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta terça-feira, 27 de abril. A Covid-19 causou 13.301 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%.

Esses números representam um acréscimo de 111 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.445 na quantidade de confirmados.

Casos – maiores altas: Joinville, 354 casos; Jaraguá do Sul, com 175; Criciúma, 141 casos; Itajaí, 132 e Brusque, com 119 casos, completam a lista das cidades que passaram de uma centenas de novas infecções confirmadas.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Balneário Camboriú vacinou 412 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19.

Ao todo, o município já vacinou 23.944 pessoas com a primeira dose, 4.702 são profissionais da saúde, 18.939 são idosos com 63 anos ou mais, 77 são idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e 226 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.

Nesta terça, 27, vacinadas 653 pessoas com a segunda dose, chegando a 17.995 unidades das segundas doses aplicadas.

Os idosos acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049, também disponível para tirar dúvidas.

Vacinação

A vacinação continua nesta quarta-feira (28) com a aplicação da primeira dose em idosos de 63 anos ou mais e a segunda dose em idosos de 67 anos ou mais, além dos profissionais de saúde com mais de 40 anos.

A vacinação ocorre, das 8h às 17h, no drive-thru localizado ao lado do CEM Ivo Silveira, no Bairro dos Estados e na Unidade Básica de Saúde Central.

Nas demais UBS, a imunização ocorre das 8h às 12h e 13h30 às 17h.

Para se vacinar é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para segunda dose precisa apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.

Os demais grupos continuarão sendo imunizados conforme distribuição dos lotes pelo Governo do Estado, seguindo a ordem de priorização.

CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ


Nesta terça-feira, dia 27, mais um óbito. Homem, 63 anos de idade, morador do bairro Santa Regina, internado no Hospital Municipal Ruth Cardoso e com registros de comorbidades. Oficialmente, nesta data, 12 novos casos positivos Covid-19. 9.116 pacientes positivos, 8.834 já receberam alta e 133 pacientes vieram a óbito. No momento 149 pacientes em tratamento, 136 em isolamento domiciliar. Em leitos UTI – 7. Em leitos de Enfermaria – 6. Internados no HCC – 1, de Porto Belo. As pessoas que apresentarem sintomas leves necessitando de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima, todas atendendo das 7 às 17 horas.

Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC). Para informações e dúvidas entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus.

VACINAÇÃO

Na cidade já foram aplicadas 11.443 doses da vacina contra Covid-19, das 12.955 doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

6.632 pessoas receberam a primeira dose e 4.811 a segunda dose da vacina do Instituto Butantã e da Fiocruz.

Imunizados no município: 1.879 profissionais de saúde, 158 idosos acima de 60 anos, residentes em instituição de permanência e 150 acima de 90 anos de idade, 271 acima de 85 a 89 anos idade, 741 acima de 80 a 84 anos de idade, 1.504 acima de 75 a 79 anos de idade, 2.532 acima de 70 a 74 anos de idade, 3.530 acima de 65 a 69 anos de idade, 651 acima de 63 a 64 anos de idade e 27 doses aplicadas em profissionais das forças armadas.


MENSAGEM DO DIA


O Sábio e o granjeiro


Um granjeiro pediu a um sábio que o ajudasse a melhorar a sua granja, que tinha baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel e colocou em uma caixa. Fechou-a e entregou-a ao granjeiro,dizendo:

-Leva esta caixa por todos os lados da sua granja, três vezes ao dia, um ano.

Assim fez o granjeiro. Pela manhã ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo, quando deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou-lhe a atenção. Ao meio dia,quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem alimento. À noite, indo à cozinha com a caixa, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros. A partir daí, todos os dias, ao percorrer sua granja de um lado para o outro com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.

Ao final do ano, voltou a encontrar o sábio e lhe disse:

- Deixa esta caixa comigo por mais um ano, minha granja melhorou o rendimento desde que estou com o amuleto.

O sábio sorriu e, abrindo a caixa disse-lhe:

- Podes ter esse amuleto para o resto de sua vida. No papel estava escrito a seguinte frase:

"Se queres que as coisas melhorem, deves acompanhá-las constantemente."


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


Execução de Mussolini

Benito Mussolini, governante da Itália durante 21 anos, morre em 28 de abril de 1945. Inspirou a adoção dos regimes autoritários. Ele e a amante Clara Petacci fugiam para a Suíça, quando foram pegos em Azzano e executados por Walter Audisio, do Comitê de Liberação da Alta Itália.


1889 - Nasce Antônio Oliveira Salazar, governante português entre 1933 a 1970.

1919 - As potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial aceitam o projeto do presidente norte-americano, Woodrow Wilson, de criar uma Sociedade de Nações, destinada a manter a paz mundial.

1945 - Hitler se casa em segredo, em Berlim, com Eva Braun.

1969 - De Gaulle deixa o cargo de presidente da França.

1970 - Um marca-passo alimentado por energia nuclear é implantado pela primeira vez em um paciente, na França.

1989 - Morre Raúl Sendic, fundador e dirigente dos tupamaros uruguaios.

1992 - Morre Francis Bacon, pintor britânico.


COMEMORAÇÕES DO DIA


Dia da Educação e do Educador

Dia da Sogra

Dia do Cartão-Postal


SANTOS DO DIA


Santa Valéria

São Pedro Chanel


ANÁLISE POLÍTICA


A CPI da Covid investigará a conduta do governo federal e tentará levar Bolsonaro para o banco dos réus pelo que fez e pelo que não fez, avaliou o deputado estadual catarinense Sargento Lima (PL).

Para o ex-presidente da CPI dos Respiradores, a comissão instalada no Senado Federal começa desmoralizada, com a presença de envolvidos com processos na justiça, como o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD/AM), e o relator, Renan Calheiros (MDB/AL).

É também do deputado Sargento Lima a declaração irônica: o julgamento do impeachment do governador afastado Carlos Moisés pela compra ilegal de 200 respiradores, compara-se a uma mulher que engravida sem querer. Segundo o deputado, agora só falta alguém afirmar que a compra dos respiradores “foi sem querer”.

Dois temas em torno de fatos momentosos no Estado e no país. E que precisam de uma ação efetiva dos legisladores e governantes.

Quanto à CPI da Covid no Senado, incontestável e irreparável a opinião do deputado. Ela tem a exclusiva finalidade de constranger e, se possível, punir o presidente, chegando até o seu impeachment. Mas a maior possibilidade é expor seus integrantes ao ridículo. Vamos aguardar os depoimentos e testemunhos. Se for igual à CPI das Fake News será um vexame.

No caso dos respiradores fica-se imaginando qual será a decisão do Tribunal Misto que julgará o afastamento definitivo ou não do governador. Ele perdeu por 6 x 4 no julgamento provisório. Mais um voto contra e ele marcha. Há mais probabilidades de escapar, mas nunca se sabe o que tem na cabeça desses deputados. Os magistrados, é certo, manterão seus votos, embasados juridicamente.

LogomarcaMin2cm.jpg