Assassinatos em creche: da estupidez à estupefação ante um fato trágico e sem precedentes em SC

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


Continuamos prostrados ante a tragédia de Saudades - Luto fechado pela morte de crianças e professoras


NO LIMITE DO FATO


Vetos aceitos e vetos rejeitados


Os deputados rejeitaram o veto do Executivo ao Projeto de Lei (PL) 87/2020, que proíbe a dispensa de servidores contratados em caráter temporário durante a pandemia da Covid-19.

De autoria da deputada Ada de Luca (MDB), o PL 87/2020 proíbe o Executivo de dispensar, durante a vigência do estado de calamidade pública, decretado em função do coronavírus e nos seis meses seguintes, agentes penitenciários, socioeducativos, técnicos administrativos da Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa e agentes públicos da Secretariada Saúde, admitidos em caráter temporário nos termos da Lei Complementar 360/2004. O governo considerou a proposta inconstitucional.

Para a autora do projeto, a derrubada do veto é importante para dar segurança ao Estado e manter em funcionamento o sistema prisional. O deputado Mauricio Eskudlark (PL) considerou que o ideal seria a nomeação de servidores concursados, mas lembrou que, em função da pandemia, os estados estão proibidos de fazer novas contratações.

José Milton Scheffer (PP), Marcius Machado (PL), Valdir Cobalchini (MDB) e Ivan Naatz também se manifestaram pela derrubada do veto. “Enquanto não puder chamar os concursados, não tem porque dispensar os temporários”, disse Ivan Naatz.

Jessé Lopes (PSL) e Kennedy Nunes (PSD) votaram pela manutenção do veto. Jessé afirmou que a proposta é inconstitucional e que a derrubada do veto criará falsas expectativas para os agentes temporários. Kennedy concordou e acrescentou a decisão de manter os temporários é do Executivo. O veto foi rejeitado por 28 votos a 5.

Outros vetos

Os deputados rejeitaram o veto total ao PL 68/2019, do deputado Nilso Berlanda (PL), que altera a Política de Apoio ao Turismo Rural na Agricultura Familiar em Santa Catarina. Conforme a proposta, o objetivo é garantir que os agricultores familiares não percam benefícios como isenção de IPTU, tarifa reduzida sobre o consumo de energia elétrica e linhas de financiamento do Pronaf, em caso de adesão à política de Turismo Rural. O veto foi rejeitado por 32 votos a 2.

Também foi derrubado o veto parcial ao PL 187/2018, da deputada Ada de Luca (MDB), que institui o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro, com objetivo de dar apoio e identificar provas periciais. O Executivo rejeitou dois pontos do projeto, que tratam da preferência por perito legista mulher para examinar as. O veto foi rejeitado por 29 votos a 2, e os trechos excluídos serão incorporados à lei.

Mantidos

Outros dois vetos foram mantidos: o veto total ao PL 169/20, de autoria do deputado Maurício Eskudlark, que regulamenta o funcionamento dos Centros de Formação de Condutores em Santa Catarina durante o período de pandemia; e o veto parcial ao PL/0244/19, de autoria do deputado Kennedy Nunes, que proíbe a utilização de bórax na confecção de gelecas , 'slime' e produtos similares, destinados à crianças.


TOME NOTA


+ Oficiais x praças da PM - Deputado Kennedy Nunes (PSD) criticou o comando da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) por exigir dos praças cursos para progredirem na carreira, enquanto os oficiais são promovidos automaticamente. “O oficial vai galgando os espaços sem concurso interno, agora o praça se quiser tem de estudar e pagar o curso da escola de formação dos oficiais, tem de fazer um cursinho para tentar uma vaga para subir um pouquinho, mas para o oficial tudo pode. Neste dia 5 vai ter promoção de 200 oficiais e de apenas 20 praças”, informou Kennedy.


+ Julgamento de Moisés - Ivan Naatz lembrou que o julgamento definitivo do governador Carlos Moisés no caso dos respiradores acontecerá sexta-feira (7), no plenário Osni Régis. O julgamento será retomado com o acesso aos autos do processo que tramitou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que foi arquivado por falta de provas a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). “Na sexta-feira teremos o julgamento do impeachment do governador Carlos Moisés, responsável pelo roubo dos R$ 33 mi dos respiradores. Não tem ninguém respondendo inquérito, processo, ninguém denunciado. O cara que roubou um frango assado para levar para o filho ficou 20 dias na cadeia. Estamos só esperando para ver como será o julgamento”,


+ Transparência nas escolas - Ada de Luca destacou lei de sua autoria que criou o portal de transparência das escolas públicas estaduais, possibilitando ao cidadão conhecer em detalhes a gestão dos estabelecimentos escolares.


+ E em Balneário Camboriú, começa execução da estrutura de contenção na margem do Rio das Ostras. Está em execução no trecho quatro o gabião caixa – uma estrutura/ mureta de contenção que será instalada em trechos da margem do rio. Neste trecho, com cerca de 415 metros que fica próximo à Rua Hermógenes de Assis Feijó, na Barra, também continua a limpeza das margens. No total, a obra do Rio das Ostras compreende 2.820,00 metros divididos em sete trechos.


+ Alargamento da Praia Central

Esta semana, a obra avança para a areia da praia e começa a distribuição da tubulação ao longo da orla. Esta distribuição ocupará inicialmente dois trechos da praia, um que vai da altura da Rua 1501 até a Avenida Alvin Bauer, e outro, que vai da Rua 3300 até a Rua 3700. A previsão para término desta obra de preenchimento é final de setembro deste ano.


CORONAVÍRUS EM SC


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ


A vacinação da primeira dose em idosos com 60 anos ou mais em Balneário Camboriú começa nesta quarta-feira (05), das 8h às 17h, no drive-thru, localizado no estacionamento do Ginásio Irineu Bornhausen, ao lado do CEM Ivo Silveira, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, na Rua 1.500. Nas demais UBS, a imunização ocorre das 8h às 12h e 13h30 às 17h. Continua a vacinação da segunda dose nos idosos de 66 anos ou mais e nos profissionais de saúde com mais de 40 anos.

Para se vacinar é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, além de carteira de vacinação para segunda dose. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.

Os idosos acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049, também disponível para tirar dúvidas.

Nesta terça-feira (04), Balneário Camboriú registrou 42 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.131 casos, sendo que 19.569 pessoas (97,2%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 238 pacientes, sendo 182 tratamentos em domicílio e 56 internados.

O município registrou uma morte por Covid-19 hoje no sistema da Vigilância Epidemiológica. Com isso, sobe para 324 o número de óbitos registrados em Balneário Camboriú.

UTI COVID: 26 pacientes (nove de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, um de Itapema, dois de Bombinhas, cinco de Itajaí, um de Penha, um de Navegantes, um de Joinville, um de Campo Alegre e um de Joaçaba). Taxa de ocupação da UTI: 86% (Dados percentuais dos leitos PACTUADOS - 30). LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04

CLÍNICA COVID: 19 pacientes (13 de Balneário Camboriú, dois de Camboriú, um de Itajaí, um de Florianópolis, um de Penha e um de Porto Belo)


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ


A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que nesta terça-feira, dia 4, até às 17h, o município oficializa 7 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.224 pacientes positivos, 8.907 já receberam altas e 135 pacientes vieram a óbito. No momento 182 pacientes encontram-se em tratamento, destes 170 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 7

Internados em leitos de Enfermaria – 5

Internados HCC – 3 pacientes (1 de Camboriú - 2 de Bombinhas)

As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.

Já foram aplicadas 12.950 doses da vacina contra Covid-19, das 14.525 doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 7.505 pessoas receberam a primeira dose e 5.445 pessoas já receberam a segunda dose da vacina até o momento, sendo elas do Instituto Butantã e da Fio Curz. Ao todo, foram imunizados no município: 2.104 profissionais de saúde, 158 idosos, acima de 60 anos de idades, residentes em instituição de permanência e 150 idosos acima de 90 anos de idade, 273 idosos acima de 85 a 89 anos idade, 745 idosos acima de 80 a 84 anos de idade, 1.527 idosos acima de 75 a 79 anos de idade, 2.563 idosos acima de 70 a 74 anos de idade, 3.915 idosos acima de 65 a 69 anos de idade, 1.487 idosos acima de 61 a 64 anos de idade e 28 doses aplicadas profissionais das forças armadas.

Vacinação contra H1N1

Prossegue a vacinação contra H1N1 de crianças com idade de 6 meses até 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas. Essa etapa vai até o dia 10 de maio.

Para receber a dose da vacina é necessário levar a carteira de vacinação e documento com foto. As pessoas que apresentarem sintomas (febre, dor no corpo e falta de ar) não podem ser vacinadas. Caso tenham testado positivo para Covid-19, é necessário aguardar 30 dias sem apresentar sintomas para que a imunização seja aplicada. A pessoa que foi imunizada contra a Covid-19 precisa aguardar pelo menos 14 dias após as duas doses da vacina para ser vacinada contra a Influenza.

Próximas etapas:

11/05 a 08/06 – Idosos com 60 anos e mais e professores.

09/06 a 09/07 – Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, formas armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens com medidas socioeducativas.

Sobre a vacina

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Medidas simples podem evitar a doença, como: utilizar a máscara; manter distanciamento social; lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.


MENSAGEM DO DIA


Só o amor não sustenta relação

Aos que não casaram, aos que vão casar, aos que acabaram de casar, aos que pensam em se separar, aos que acabaram de se separar, aos que pensam em voltar...

Não existem vários tipos de amor, assim como não existem três tipos de saudades, quatro de ódio, seis espécies de inveja. O AMOR É ÚNICO, como qualquer sentimento, seja ele destinado a familiares, ao cônjuge ou a Deus.

A diferença é que, como entre marido e mulher não há laços de sangue, A SEDUÇÃO tem que ser ininterrupta...

Por não haver nenhuma garantia de durabilidade, qualquer alteração no tom de voz nos fragiliza, e de cobrança em cobrança acabamos por sepultar uma relação que poderia SER ETERNA.

Casaram. Te amo pra lá, te amo pra cá. Lindo, mas insustentável. O sucesso de um casamento exige mais do que declarações românticas. Entre duas pessoas que resolvem dividir o mesmo teto, tem que haver muito mais do que amor, e às vezes nem necessita de um amor tão intenso. É preciso que haja, antes de qualquer coisa, RESPEITO. Agressões zero.

Disposição para ouvir argumentos alheios. Alguma paciência. Amor só, não basta. Não pode haver competição. Nem comparações. Tem que ter jogo de cintura para acatar regras que não foram previamente combinadas. Tem que haver BOM HUMOR para enfrentar imprevistos, acessos de carência, infantilidades. Tem que saber levar.

Amar só, é pouco. Tem que haver inteligência. Um cérebro programado para enfrentar tensões pré-menstruais, rejeições, demissões inesperadas, contas pra pagar. Tem que ter disciplina para educar filhos, dar exemplo, não gritar. Não adianta, apenas, amar.

Entre casais que se unem visando à longevidade do matrimônio tem que haver um pouco de silêncio, amigos de infância, vida própria, um tempo pra cada um. Tem que haver confiança. Certa camaradagem, às vezes fingir que não viu, fazer de conta que não escutou. É preciso entender que união não significa, necessariamente, fusão. E que amar “solamente", não basta.

Entre homens e mulheres que acham que O AMOR É SÓ POESIA, tem que haver discernimento, pé no chão, racionalidade. Tem que saber que o amor pode ser bom e pode durar para sempre, mas que sozinho não dá conta do recado.

O amor é grande, mas não são dois. Tem que saber se aquele amor faz bem ou não, se não fizer bem, não é amor. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor que carrega o ônus da onipotência. O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


Morre Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte morre em 5 de maio de 1821. Foi general de artilharia francesa e líder do Exército. Tornou-se ditador da França, com o título de Cônsul.





1494 - Cristovão Colombo descobre a ilha de Santiago, atualmente chamada Jamaica, durante sua segunda viagem à América.

1672 - Nasce Pedro I "O Grande", czar da Rússia.

1818 - Nasce Karl Marx.

1877 - Porfirio Díaz é proclamado presidente do México. Ele dá início à ditadura no País, que durou 35 anos.

1944 - Gandhi é liberado, por motivos de saúde, após 21 meses de detenção.

1948 - É declarada a independência do Estado de Israel, que logo teve que enfrentar uma guerra com todos os seus vizinhos.

1961 - O astronauta norte-americano Alan Shepard realiza o primeiro voo orbital, na cápsula Freedom-7.

1971 - A Organização de Estados Americanos (OEA) concede ao violoncelista espanhol Pau Casals o título de Cidadão Honorário das Américas.

1983 - O Instituto Pasteur de Paris consegue identificar o vírus da AIDS.


COMEMORAÇÕES DO DIA


DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DAS COMUNICAÇÕES DIA DO CAMPO DIA DE RONDON DIA DO EXPEDICIONÁRIO DIA DO PINTOR DIA DA COMUNIDADE

DIA INTERNACIONAL DA PARTEIRA

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


SANTOS DO DIA

SÃO PEREGRINO SÃO SILVANO SÃO NICETO SÃO JOVINIANO


Uma tragédia inexplicável


Por mais que se tente, nunca será possível explicar uma ação trágica como a da creche da cidade de Saudades, em Santa Catarina, uma pacata cidadezinha de pouco menos de 10 mil habitantes.

Um guri de 18 anos, sem ficha criminal, filho de boa família, o autor do assassinato frio de três bebês e duas professoras com uma espada ninja.

Procura-se na sua personalidade algo que leve a algum caminho para encontrar o que o levou a tal desatino.

Não se encontrará. Inexiste, por mais coisas que haja lá dentro da sua cabeça, nos escaninhos da sua consciência, algo que explique matar bebês e pessoas indefesas num local reservado e de natureza tranquila.

Comentar já é dolorido, saber do fato é pesaroso – imagine-se tentar explicar.

Há declarações nas mídias sobre o fato. Muitas infelizes, mal enjambradas, pouco lúcidas, oportunistas. Lamentavelmente. Melhor calar e orar pelo consolo dos pais neste momento de desespero imenso.


HOMENAGEM ESPECIAL À NOSSA VALENTE PMSC - 186 ANOS


LogomarcaMin2cm.jpg