• Aderbal Machado

A temporada na nova Praia Central de Balneário Camboriú marca expectativa de volta aos bons tempos

Balneário Camboriú recebe todos os anos milhares de pessoas das mais variadas partes do mundo. O município, que recentemente realizou uma grande obra de revitalização da Praia Central, alargando a extensão da faixa de areia de 25m para aproximadamente 70m, deve atrair ainda mais visitantes para esta temporada 2021/2022.

Desde o início das obras da nova Praia Central, BC vem recebendo destaque nacional e internacional, atraindo novos turistas e surpreendendo aqueles que já têm a Capital Catarinense do Turismo como destino frequente.


O município foi o primeiro do Brasil a receber o selo “Lixo Fora D’Água”. A certificação foi concedida pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), representante nacional da International Solid Waste Association (ISWA).


A cidade recebeu também outros dois certificados relacionados ao turismo neste ano. O “Safe Travels”, que significa “Viagem Segura”, é um selo promovido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) e busca nortear turistas sobre destinos que promovem o turismo com responsabilidade, seguindo protocolos de higiene e de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Lugares como Cancún, no México, e Barcelona, na Espanha, também recebem o título. Além disso, Balneário Camboriú recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o selo internacional Bandeira Azul nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. A bandeira, que sinaliza para as pessoas que as praias têm qualidade de água e são seguras, é concedida às praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios envolvendo qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.


Infraestrutura para o fim de ano

Para este fim de ano, a Prefeitura montou um forte esquema operacional, integrando diversas secretarias e órgãos do município. Para o prefeito Fabrício Oliveira, isso resultará em uma temporada mais organizada e segura para todos. “Estamos intensificando nossas ações há alguns meses e para este fim de ano, com o aumento dos efetivos de segurança e fiscalização, conseguiremos dar um gás nisso. Abriremos nos próximos dias o Centro de Controle Operacional, uma novidade que integrará a Inclusão Social, Meio Ambiente, Planejamento, Saúde, Segurança e Turismo, dando um respaldo rápido e efetivo às ocorrências que vierem a acontecer. A saúde fará atendimento pré-hospitalar, atendendo aqueles que tenham alguma emergência, precisando de uma intervenção imediata”, explica.


Os casos de Covid-19 seguem sendo monitorados. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o município registrou uma diminuição de 95% nos casos ativos. Para a secretária de Saúde, Leila Crocomo, a adesão à vacinação na cidade e no país, dão a garantia de um fim de ano mais seguro.


Geninho Goes, secretário Municipal de Turismo, vê a temporada com bons olhos. “O ano passado foi extremamente delicado para todos do setor turístico. Ainda não havia a vacina, que é hoje a nossa esperança de dias melhores. Hoje, com a praia alargada e números positivos de vacinação, Balneário Camboriú desponta à frente das demais cidades, nos presenteando com um show de fogos, chancelando a virada para um ciclo novo, em que a esperança se fará presente”, diz.


Para o réveillon, a expectativa do BC Convention & Visitors Bureau é de que a ocupação hoteleira chegue a 97%, podendo alcançar a marca de 100%. Ao todo, oito balsas serão posicionadas ao longo da orla da Praia Central, exibindo um show pirotécnico de 15 minutos com diferentes cores e efeitos especiais. Além disso, está programada para acontecer uma contagem regressiva para a virada de ano exibida na FG Big Wheel, a maior roda gigante estaiada da América Latina, localizada ao norte da Praia Central.

LogomarcaMin2cm.jpg