• Aderbal Machado

A favor da redução de vagas no legislativo, mas ante um debate sensato, defende Lucas Gotardo

Sobre redução do número de vagas de vereadores na Câmara de Balneário Camboriú, o vereador Lucas Gotardo (Novo), defende, mas diz que o debate não pode ser populista. A preocupação demonstrada é a perda de representatividade, segundo diz. E acrescenta que uma discussão importante é a redução do duodécimo repassado ao legislativo. Diz ele em nota veiculada nas suas páginas na Internet:

SOU A FAVOR, MAS ESSA DISCUSSÃO NÃO DEVE SER POPULISTA!


É preciso considerar vários pontos, então bora lá:


a) Economia: para garantir de fato redução dos custos públicos, deve-se também debater a redução do duodécimo (o valor repassado pelo Executivo ao Legislativo anualmente para custeio e folha de pagamento).


b) É necessário debater um número que não se reflita em perda da representatividade.


c) Qualidade: nem sempre menos é mais. O filtro final é feito pelo eleitor e ele deve basear sua escolha em critérios rígidos. Não vale na hora da eleição se isentar de fazer uma escolha apurada. Cidadania perpassa por essa responsabilidade individual também!


d) Há quem confunda liberalismo com anarquismo. Eu não sou a favor da extinção do Estado. Sou a favor do emprego inteligente do recurso público. De resto, prefiro a grana na mão das pessoas.


Nos stories do perfil no Facebook, Gotardo consulta os eleitores sobre o assunto.


https://www.facebook.com/lucaswgotardo


RODAPÉ: de fato, a discussão pode ser bem ampla. Há quatro projetos de emenda à Lei Orgânica neste sentido já protocolados, propondo redução para 15, 11 ou 9 vagas. É tempo de discuti-los, dar luz à questão. E decidir. Propus, como candidato, a redução para 15 vereadores, até por uma questão geográfica municipal - Balneário Camboriú tem 14 bairros, consideradas as Praias Agrestes como um único. Ficaria justo. Os critérios legais, sei, não são determinados por isto e nem há esta lógica na lei ou na realidade política, mas no caso específico da cidade poderia ser um parâmetro.

LogomarcaMin2cm.jpg