• Aderbal Machado

Ações de temporada anunciadas pela prefeitura confirmam manutenção de réveillon e carnaval em BC


As ações que serão executadas na temporada de verão em Balneário Camboriú foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (2), no Hotel Sibara, com o Plano Verão BC 2022.

Entre as novidades para a temporada, está o Centro de Controle Operacional Verão (CCO).


Localizado na Praia Central, na frente da Rua 1500, o CCO começa a funcionar ainda em dezembro e ficará ativo até 1º de março. Será um centro de resposta rápida. Secretarias municipais e entidades como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e a empresa Ambiental integram o CCO, que atuará como comitê de crise, com atendimento a turistas e moradores, oferecerá serviços de saúde como verificação de pressão arterial, divulgará informações sobre atividades esportivas na praia, entre outras funções.

A segurança estará reforçada nos meses em que a cidade mais recebe visitantes. Na Operação Verão, 170 guardas municipais ficarão mobilizados 24h. A Polícia Militar terá um reforço de 120 pessoas, com fiscalização diária por mar, terra e ar. Para segurança dos banhistas, haverá 109 guarda-vidas, um Grupo de Busca e Salvamento com serviço 24h, uma embarcação para resgate e salvamento, duas motonáuticas, além de videomonitoramento na Praia Central.


Para coibir ilegalidades nas praias, como a presença de animais, 170 fiscais da equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura serão escalados. Na área de saúde, as equipes também estarão ampliadas para garantir atendimentos a turistas e moradores em todas as unidades de pronto atendimento do município.

Os maiores eventos da temporada, Réveillon e Carnaval, estão mantidos, até o momento. No dia 31 de dezembro, oito balsas na Praia Central lançarão fogos de artifício para um espetáculo de 15 minutos. Balneário Camboriú terá o maior relógio de contagem regressiva para o Ano-Novo do Brasil. Na época de Carnaval, estão previstos 10 dias de atividades em estações espalhadas pela cidade.

A expectativa é que esta seja uma supertemporada de verão, uma das melhores dos últimos anos na cidade. Essa projeção deve-se não só a uma demanda turística represada em razão da pandemia de Covid-19, mas também à exposição maior de Balneário Camboriú depois da recuperação da faixa de areia da Praia Central. Além disso, a cidade está com praias limpas e é reconhecida como Safe Travels, certificação indicadora de que as práticas adotadas no município estão alinhadas aos protocolos internacionais sanitários contra a Covid-19.


Para se preparar a essa supertemporada, ações foram executadas ao longo do ano. Entre elas, melhorias em infraestrutura e paisagismo na Avenida Atlântica e principais avenidas, acessos e contornos. Visando que não falte água nos meses em que a população da cidade aumenta, a Estação de Tratamento de Água (ETA) teve ampliada a capacidade de tratamento de 950 para até 1.350 litros por segundo. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, um acordo entre rizicultores de Camboriú e a EMASA foi firmado para armazenar água nas quadras de arroz, repondo a água no Rio Camboriú e garantindo a vazão necessária para a captação.

ALGUNS ATENDIMENTOS QUE SERÃO FEITOS NO CENTRO DE CONTROLE (CCO)


- Guarda Municipal / Polícia Militar / Polícia Civil: comitê de crise, atendimento aos turistas e moradores; - Corpo de Bombeiros Militar: Atendimento ao turista nos postos guarda-vidas; - Secretaria da Saúde: Pressão arterial, glicemia capilar, curativos, orientações e acolhimento; - Inclusão Social: Projeto Praia Acessível, divulgação dos programas Abraço à Vida e Abraço à Mulher; - Secretaria de Turismo: informação turística; - Fundação de Esportes: divulgação das atividades esportivas na praia; - Secretaria do Meio Ambiente: educação ambiental (distribuição de sacolas), monitores, identificação de crianças, Projeto Praia Limpa em nove pontos; - Secretaria da Pessoa Idosa: pulseiras de identificação, Programa Abraço ao Idoso, divulgação de atividades para idosos.

LogomarcaMin2cm.jpg