70 anos da televisão no Brasil, dos quais 20 vivi intensamente, lá dentro


Hoje se comemoram 70 anos da televisão no Brasil. Destes, ao menos 20 (em Criciúma, Florianópolis e Balneário Camboriú), eu os vivi pessoalmente, dentro de estúdios e redações, como apresentador, âncora, redator, coordenador e repórter, junto com mil feras do jornalismo catarinense.

(Na primeira imagem acima, Moacir Pereira, Roberto Alves e eu (TV Cultura, Floripa); na segunda imagem, Osmar Teixeira e eu (TV Cultura); na terceira imagem, eu, Roberto Alves e Miguel Livramento, em debate na TV Cultura; finalmente, um banner da equipe da primeira equipe de jornalismo da RCE (TV e Rádio), em Criciúma - aparecem, de cima pra baixo e da esquerda para a direita: Vera Michels, Adilamar Rocha, Clésio Búrigo, Hélio Costa, Sebastião Farias, Milioli Neto, eu, Antônio Rosa, Pedro Barcellos, Antônio Luiz, Aryovaldo Machado e Lenita Cauduro - início de trabalhos da TV Eldorado de Criciúma em 1979 - FALECIDOS: Clésio Búrigo, Sebastião Farias, Milioli Neto, Antônio Luiz e Aryovaldo Machado - DEPUTADO FEDERAL: Hélio Costa, o mais votado em SC na última eleição)

 

A história

A televisão no Brasil tem início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo, com equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, fundando assim o primeiro canal de televisão no país. Quatro meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro. Em agosto de 1957 inicia-se as transmissões entre cidades no Brasil, com um link montado entre a TV Rio e a TV Record, ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com a transmissão do Grande Prêmio Brasil de Turfe, direto do Hipódromo da Gávea no Rio de Janeiro. Em 1959 surge a TV Continental canal 9 no Rio de Janeiro, trazendo a novidade do vídeo-tape para o Brasil; ela seria cassada em 1972.

Em 26 de abril de 1965, entrou no ar a TV Globo canal 4 do Rio de Janeiro, embrião da Rede Globo de Televisão. Em março de 1966 a TV Globo comprou a TV Paulista, transformando-a em TV Globo São Paulo, primeiro passo para a criação da Rede Globo. Em 13 de maio de 1967, começou a funcionar a TV Bandeirantes canal 13 de São Paulo, primeira emissora da Rede Bandeirantes. Em 1968 foi inaugurada a primeira emissora de TV educativa do Brasil: TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco. Em 28 de fevereiro de 1969, inauguraram-se no Brasil as primeiras torres de rastreamento de satélites pela Embratel, então uma empresa estatal, localizadas no município de Tanguá no Estado do Rio de Janeiro, ligando em linha direta o Brasil entre si e com o restante do mundo. Em 19 de fevereiro de 1972 é iniciada a primeira transmissão em cores no Brasil.[1] No dia 10 de agosto de 1972, é inaugurada a Rede Amazônica, em Manaus, com seu sinal em cores, sendo uma das pioneiras com a tecnologia no País. Em abril de 1977 foi cassada a TV Rio.

Em 16 de julho de 1980, foi fechada pelo governo federal a Rede Tupi, emissoras pioneiras da TV no Brasil, no ar desde a década de 1950. No dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos unificou suas emissoras, fundando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em 5 de junho de 1983, foi fundada no Rio de Janeiro, a Rede Manchete composta de canais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e com representação em Brasília. Em março de 1985, o Brasil começou a operar com o seu primeiro satélite, o Brasil-Sat. Em 1987 voltou a funcionar a TV Rio, que mais tarde seria vendida à Igreja Universal. Em 9 de novembro de 1989, a TV Record de São Paulo foi vendida para o Bispo Edir Macedo, iniciando então a Rede Record de Televisão. Em 20 de outubro de 1990, após uma joint-venture entre o Grupo Abril e a americana Viacom, entra no ar a MTV Brasil, primeira emissora de televisão segmentada no Brasil. A primeira TV por assinatura no Brasil surgiu em 1990 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no sistema "MMDS". A empresa pioneira foi comprada no ano seguinte pela Editora Abril, que transformou-a em TVA. Em 16 de maio de 1999 a Rede Manchete foi vendida a um grupo de empresários paulistas que fundaram a RedeTV!. A TV Digital no Brasil teve início as 20h30 do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo, utilizando o padrão ISDB-T japonês, rebatizado no Brasil, com o nome fantasia de SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), embora na verdade o sistema não contenha nenhum componente brasileiro, exceto o middleware Ginga.


(Com dados da Wikipedia)

LogomarcaMin2cm.jpg