Aderbal Machado

19 de nov de 20202 min

Competitividade: Balneário Camboriú em primeiro lugar por desempenho de sustentabilidade fiscal

Atualizado: 20 de nov de 2020

Barueri (SP), São Caetano do Sul (SP), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) encabeçam a lista das cidades mais competitivas o Brasil. Os dados fazem parte de ranking do CLP (Centro de Liderança Pública), divulgado nesta 5ª feira (19.nov.2020).
 
A literatura moderna aborda o tema da competitividade investigando o nível de desenvolvimento de uma região sob a ótica de três dimensões: instituições, sociedade e economia.

A dimensão institucional analisa o nível de competitividade do ponto de vista da capacidade de uma região em criar as bases do desenvolvimento, seja do ponto de vista regulatório, do funcionamento eficiente da máquina pública, da boa gestão fiscal ou pela presença ativa da sociedade civil.

A dimensão social analisa o nível de competitividade focando-se na capacidade de uma região em fornecer à população local condições básicas para o bem-estar e a qualidade de vida. Neste estudo abordamos na ótica social os temas de saúde, educação, segurança, saneamento e meio ambiente. Por fim, a dimensão econômica analisa o nível de competitividade olhando-se a capacidade de uma região em produzir bens e serviços, gerar emprego e renda, possuir uma economia inovadora, dinâmica, com infraestrutura básica para o desenvolvimento e uma mão de obra qualificada. Esta seção analisa os municípios que obtiveram os maiores e os menores desempenhos em cada uma das dimensões, explicitando, sob a ótica dos resultados por pilar que às compõem, as razões que individualmente os levaram a tais resultados.

O município de Balneário Camboriú (SC) ocupa a 1ª colocação na dimensão institucional, justificado pelo ótimo desempenho no pilar de sustentabilidade fiscal (3ª colocação) junto a uma colocação mediana em funcionamento da máquina pública (22ª colocação).

Todos os dados e informações, para satisfazer a curiosidade de quem quiser, estão no link abaixo do relatório final.

Veja os resultados de cidades catarinenses no ranking

4º Florianópolis
 
16º Balneário Camboriú
 
28º Jaraguá do Sul
 
35º Blumenau
 
46º Joinville
 
53º Itajaí
 
63º São Bento do Sul
 
68º Chapecó
 
77º Brusque
 
81º Criciúma
 
115º Tubarão
 
123º Palhoça
 
129º Lages
 
135º São José
 
155º Navegantes
 
243º Camboriú